A chinesa CGN Brasil divulgou que começará, no primeiro trimestre de 2024, as obras do complexo solar Lagoinha, no município de Russas, no Ceará. Com 195 MWp de potência instalada, trata-se do primeiro projeto greenfield do grupo, que já opera o complexo solar Nova Olinda, no Piauí, de 292 MW (foto), e o complexo Lapa, na Bahia, com capacidade total de 158 MW, ambos comprados de terceiros.

Sob investimento de R$ 650 milhões, o novo complexo ocupará uma área de 304 hectares com a instalação de 337.792 módulos solares fotovoltaicos, com capacidade de geração de 370 GWh por ano. Durante as obras, a estimativa é gerar mais de 700 empregos diretos e indiretos. A previsão de entrada em operação é no segundo trimestre de 2025.

Para o CEO da CGN Brasil, Yao Zhigang, a expansão da empresa na produção de energia renovável deve continuar em 2024, com novos projetos que incluem também a produção de hidrogênio verde. “O complexo solar fotovoltaico Lagoinha é mais um projeto greenfield desenvolvido pela CGN Brasil, o primeiro solar, e trará muitos benefícios para a região”, afirma Zhigang.

Além das duas usinas solares, a empresa já tem hoje sete usinas eólicas em operação no Brasil, que juntas somam uma capacidade de mais de 1.444 MW. Segundo comunicado da empresa, essa geração a coloca entre as dez maiores geradoras de energia renovável do País.



Mais Notícias FOTOVOLT



CMSE abre para contribuições plano de trabalho de GT do curtailment

GT Cortes de Geração vai fazer diagnóstico, avaliar e propor medidas de planejamento, regulatórias e operacionais para mitigar efeitos do constrained-off.

17/04/2025


Senai e TotalEnergies inauguram usina solar para pesquisas em Natal

Instalação de estudos sobre eventos extremos integra ainda estação meteorológica e laboratório de ensaios normatizados.

17/04/2025


MMGD cresce 2,13 GW no primeiro trimestre

Com imensa maioria de micro e miniusinas solares, mais 300 mil imóveis passaram a ser beneficiados com os créditos de compensação.

17/04/2025