As tecnologias de inteligência artificial e de aprendizagem de máquina estão sendo utilizadas em um projeto financiado pelo governo alemão para aumentar a eficiência e a confiabilidade de sistemas fotovoltaicos e de armazenamento de energia. Com recursos de 3,5 milhões de euros, do Ministério de Economia de Energia, a pesquisa Digital Twin Solar visa criar um modelo de geração orientada por “gêmeo digital”, um sistema que coleta dados on-line da operação para criar plataforma inteligente de gestão das plantas.

Em projeto conjunto entre as empresas alemãs SMA Solar Technology, Eoda, Tesvolt e KEO, e com o apoio das universidades de Kassel e Hamburgo, uma das ideias centrais é conectar outros componentes do sistema fotovoltaico aos inversores para permitir um registro de dados operacionais ainda mais extenso do que os já obtidos por esses equipamentos fundamentais para a usina. Além da preparação da energia para a rede elétrica, com a inversão da corrente, os inversores também monitoram o rendimento da planta e garantem estabilidade e segurança à rede, centralizando muitas informações.

Com as ferramentas de aprendizado de máquina, os dados obtidos com o modelo almejado pela pesquisa podem gerar serviços pioneiros, como soluções para manutenção preditiva de sistemas fotovoltaicos e para o planejamento de usinas solares com baterias para armazenamento.

A duração prevista do projeto é de três anos, período que para os envolvidos será suficiente para gerar várias soluções de gêmeos digitais adaptadas para energia solar e armazenamento. A intenção é gerar sistemas pilotos ao longo do tempo da pesquisa que serão implantados provavelmente em clientes das indústrias envolvidas ou nas universidades.

A empresa SMA terá papel importante na pesquisa por ter amplo portfólio de inversores, além de produzir soluções para sistemas fotovoltaicos de todas as potências, sistemas inteligentes de gerenciamento de energia, de armazenamento de energia e soluções híbridas. Segundo a empresa, há o equivalente a 85 GW em inversores SMA implantados pelo mundo.



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai implantar usinas solares em refinarias de petróleo

Com potência total instalada de 48 MW, UFVs serão instaladas na Regap, Rnest e Replan.

25/04/2024


White Martins vai produzir hidrogênio verde em Jacareí

A planta de 5 MW vai ter ainda gasoduto para fornecimento do produto à Cebrace.

25/04/2024


EUA disponibilizam US$ 7 bi para solar em comunidades carentes

Projeto Solar For All deve beneficiar 1 milhão de residências e faz parte da Lei de Redução da Inflação.

25/04/2024