As tecnologias de inteligência artificial e de aprendizagem de máquina estão sendo utilizadas em um projeto financiado pelo governo alemão para aumentar a eficiência e a confiabilidade de sistemas fotovoltaicos e de armazenamento de energia. Com recursos de 3,5 milhões de euros, do Ministério de Economia de Energia, a pesquisa Digital Twin Solar visa criar um modelo de geração orientada por “gêmeo digital”, um sistema que coleta dados on-line da operação para criar plataforma inteligente de gestão das plantas.

Em projeto conjunto entre as empresas alemãs SMA Solar Technology, Eoda, Tesvolt e KEO, e com o apoio das universidades de Kassel e Hamburgo, uma das ideias centrais é conectar outros componentes do sistema fotovoltaico aos inversores para permitir um registro de dados operacionais ainda mais extenso do que os já obtidos por esses equipamentos fundamentais para a usina. Além da preparação da energia para a rede elétrica, com a inversão da corrente, os inversores também monitoram o rendimento da planta e garantem estabilidade e segurança à rede, centralizando muitas informações.

Com as ferramentas de aprendizado de máquina, os dados obtidos com o modelo almejado pela pesquisa podem gerar serviços pioneiros, como soluções para manutenção preditiva de sistemas fotovoltaicos e para o planejamento de usinas solares com baterias para armazenamento.

A duração prevista do projeto é de três anos, período que para os envolvidos será suficiente para gerar várias soluções de gêmeos digitais adaptadas para energia solar e armazenamento. A intenção é gerar sistemas pilotos ao longo do tempo da pesquisa que serão implantados provavelmente em clientes das indústrias envolvidas ou nas universidades.

A empresa SMA terá papel importante na pesquisa por ter amplo portfólio de inversores, além de produzir soluções para sistemas fotovoltaicos de todas as potências, sistemas inteligentes de gerenciamento de energia, de armazenamento de energia e soluções híbridas. Segundo a empresa, há o equivalente a 85 GW em inversores SMA implantados pelo mundo.



Mais Notícias FOTOVOLT



EPE projeta até 97,8 GW em GD em 2035 e expansão de baterias

Caderno do PDE 2035 destaca papel crescente das baterias residenciais no mercado, que pode acumular investimentos de R$ 200 bilhões no período.

07/08/2025


Previsão oficial para MMGD em 2029 sobe e atinge 65 GW

Documento do ONS, CCEE e EPE projeta expansão da geração distribuída a 10,1 GWmed.

07/08/2025


Liceu de Artes e IFSP formarão 500 jovens em energia até 2025

Laboratórios criados com apoio da Enel ensinam tecnologias limpas e automação.

07/08/2025