As tecnologias de inteligência artificial e de aprendizagem de máquina estão sendo utilizadas em um projeto financiado pelo governo alemão para aumentar a eficiência e a confiabilidade de sistemas fotovoltaicos e de armazenamento de energia. Com recursos de 3,5 milhões de euros, do Ministério de Economia de Energia, a pesquisa Digital Twin Solar visa criar um modelo de geração orientada por “gêmeo digital”, um sistema que coleta dados on-line da operação para criar plataforma inteligente de gestão das plantas.
Em projeto conjunto entre as empresas alemãs SMA Solar Technology, Eoda, Tesvolt e KEO, e com o apoio das universidades de Kassel e Hamburgo, uma das ideias centrais é conectar outros componentes do sistema fotovoltaico aos inversores para permitir um registro de dados operacionais ainda mais extenso do que os já obtidos por esses equipamentos fundamentais para a usina. Além da preparação da energia para a rede elétrica, com a inversão da corrente, os inversores também monitoram o rendimento da planta e garantem estabilidade e segurança à rede, centralizando muitas informações.
Com as ferramentas de aprendizado de máquina, os dados obtidos com o modelo almejado pela pesquisa podem gerar serviços pioneiros, como soluções para manutenção preditiva de sistemas fotovoltaicos e para o planejamento de usinas solares com baterias para armazenamento.
A duração prevista do projeto é de três anos, período que para os envolvidos será suficiente para gerar várias soluções de gêmeos digitais adaptadas para energia solar e armazenamento. A intenção é gerar sistemas pilotos ao longo do tempo da pesquisa que serão implantados provavelmente em clientes das indústrias envolvidas ou nas universidades.
A empresa SMA terá papel importante na pesquisa por ter amplo portfólio de inversores, além de produzir soluções para sistemas fotovoltaicos de todas as potências, sistemas inteligentes de gerenciamento de energia, de armazenamento de energia e soluções híbridas. Segundo a empresa, há o equivalente a 85 GW em inversores SMA implantados pelo mundo.
Mais Notícias FOTOVOLT
Mais de 6 mil projetos somam quase 297 GW de potência, volume sem precedentes em leilões do setor
07/08/2026
Fraunhofer ISE e Source Energy obtêm módulos eficientes e muito mais baratos do que os feitos com materiais III-V
07/08/2026
Reconhecidas em edital do Unicef em parceria com a Neoenergia, instituições terão economia de até 90% nas fatura de energia
07/08/2026