A fabricante de tubos industriais Vallourec assinou contrato com a geradora Eneva para entrar como sócia, na modalidade de autoprodutora por equiparação, do complexo solar Futura I, de Juazeiro, na Bahia. Com início de operação neste ano, o complexo de 837 MWp recebeu investimentos de R$ 2,9 bilhões e pode ser expandido, com os parques Futura II e Futura III, para 2,3 GW de capacidade instalada.

O contrato inclui PPA com duração de doze anos, iniciados em setembro de 2023 e com término em dezembro de 2035. No período, a Vallourec vai autogerar e consumir parte da sua necessidade de energia, o equivalente a um montante de 29 MWm, aproximadamente 25% do consumo total de suas instalações no Brasil. A negociação foi aprovada, sem restrições, pelo Cade - Conselho Administrativo de Defesa Econômica.

A Vallourec tem investido em tecnologias e processos para desenvolvimento de fontes alternativas à energia não renovável, considerando metas para descarbonizar suas operações. “A parceria com a Eneva para geração de energia renovável é uma importante iniciativa e vai ao encontro da nossa estratégia global de reduzir as emissões de gases de efeito estufa”, disse o diretor de vendas da Vallourec América do Sul, Rodrigo Rennó.

A Vallourec tem oito unidades fabris no Brasil. Em Minas Gerais, as unidades Barreiro e Jeceaba produzem tubos de aço sem costura, enquanto a unidade Florestal é responsável pela produção do carvão vegetal que abastece o alto-forno das unidades produtoras de tubos. A empresa também conta no estado com operação de mineração, para suprir as necessidades de minério de ferro, e fábricas de tubos em São Paulo e Rio de Janeiro e de revestimento anticorrosivo no Espírito Santo.



Mais Notícias FOTOVOLT



Brasil cai no ranking dos maiores mercados fotovoltaicos

Relatório da SolarPower Europe mostra que País adicionou 14,5 GWp em 2025, com queda de 23% ante o acréscimo do ano anterior

26/06/2026


211 projetos solares pedem rescisão do CUST e revogação de outorga

Solicitações de usinas FV somam 9,3 GW. Projetos eólicos (0,3 GW) e de geração térmica (1,9 GW) também pediram anistia

26/06/2026


EPE e ONS publicam requisitos para LRCAP Armazenamento

Publicação está relacionada à Portaria Normativa MME nº 136/2026, que estabeleceu as diretrizes dos leilões

26/06/2026