A empresa australiana Boundary Power desenvolveu um sistema de energia autônomo, off-grid, baseado em energia solar fotovoltaica integrado à bateria híbrida de hidrogênio verde. Batizado de HiSAPS, o projeto é financiado pelo Departamento de Energia, Meio Ambiente e Ação Climática (Deeca), de Victoria, Austrália
O equipamento de armazenamento de hidrogênio, em operação de demonstração desde o começo de outubro para fornecer energia para iluminação interna de uma fábrica em Ringwood, Austrália, substitui a necessidade de gerador a diesel utilizado normalmente como backup do sistema autônomo de solar e baterias, em caso de condições climáticas adversas.
O projeto foi desenvolvido em cooperação com a Horizon Power, concessionária de energia australiana, com a empresa Ampcontrol, provedora de soluções elétricas integradas, e com a Lavo, fabricante de sistemas de armazenamento de energia de longa duração, responsável pelo desenvolvimento da unidade de hidrogênio verde.
Pelo sistema híbrido de armazenamento da Lavo, a eletricidade excedente é armazenada em uma bateria convencional e convertida por meio de eletrólise da água em hidrogênio verde, que fica armazenado em cartuchos para posterior reconversão em eletricidade, quando necessário, em uma célula de combustível.
O design da unidade utiliza a tecnologia Solar Qube, da Boundary Power, um sistema de energia solar FV integrado com inversor de bateria da Ampcontrol. A planta de demonstração na Austrália fornecerá informações sobre os aspectos técnicos, regulatórios e de segurança da integração de sistemas de hidrogênio em um sistema de energia autônomo, afirma comunicado da Boundary.
Mais Notícias FOTOVOLT
GT Cortes de Geração vai fazer diagnóstico, avaliar e propor medidas de planejamento, regulatórias e operacionais para mitigar efeitos do constrained-off.
17/04/2025
Instalação de estudos sobre eventos extremos integra ainda estação meteorológica e laboratório de ensaios normatizados.
17/04/2025
Com imensa maioria de micro e miniusinas solares, mais 300 mil imóveis passaram a ser beneficiados com os créditos de compensação.
17/04/2025