Duas empresas dos Estados Unidos, a Switch, especializada em infraestrutura tecnológica, e a Capital Dynamics, de gestão de ativos, anunciaram o projeto da maior usina híbrida solar com baterias no sistema behind-the-meter (atrás do medidor, em tradução livre do inglês) do mundo, ou seja, cuja energia gerada será utilizada sem o uso da rede pública. No condado de Storey, em Nevada, a potência instalada da usina será de 127 MW, com baterias para armazenar 240 MWh.

A unidade de Storey faz parte do projeto Gigawatt 1, da Switch, que contempla mais três usinas solares com baterias, sendo duas delas anunciadas nessa mesma fase de investimentos, no condado de Clark, em Nevada, e uma outra, a primeira do projeto, denominada Townsite Solar Project, em Boulder, também no mesmo estado norte-americano, formalizada em agosto do ano passado, com geração solar de 180 MW e armazenamento de 360 MWh.

Quando todas as quatro usinas entrarem em operação, os investidores estimam ter uma das maiores plataformas de geração híbrida solar do mundo, com 555 MW de energia gerada e 800 MWh de armazenamento nas baterias. O investimento total no projeto Gigawatt 1 é de US$ 1,3 bilhão e visa atingir 1 GW de capacidade instalada, para suprir de energia o equivalente a 1 milhão de residências.

Os painéis solares das usinas estão sendo construídos pela empresa norte-americana First Solar e as baterias pela Tesla, em sua fábrica Gigactory, no mesmo condado de Storey onde estará a usina behind-the-meter. O modelo de bateria é o modular Tesla Megapack, de alta capacidade de armazenamento. O integrador das usinas será a empresa Con Edison Clean Energy.

Com foco em contratos corporativos, o projeto Gigawatt 1, criado pelo fundador da Switch, Rob Roy, em 2015, tem a meta de garantir energia barata, o que será possível com as usinas híbridas, segundo comunicado da empresa. O custo da energia será em torno de 5 centavos de dólar o kWh.

Por trás da viabilidade do projeto da Switch, empresa de tecnologia que antes desse investimento Gigawatt 1 era especializada em data centers, está a expertise da Capital Dynamics, responsável pela gestão de investimentos de US$ 6,4 bilhões em energia renovável em todo o mundo. A estratégia da empresa nessa área tem sido capturar oportunidades de investimentos em geração distribuída, solar, eólica e armazenamento, gerenciando atualmente 7,3 GW em mais de 100 projetos nos Estados Unidos e Europa.

Mais informações sobre o projeto Gigawatt 1: https://www.switch.com/switch-announces-rob-roys-gigawatt-nevada-largest-solar-project-united-states/



Mais Notícias FOTOVOLT



HY Solar entra no Brasil com meta de 500 MW de módulos em 2024

Fabricante chinesa quer atuar com no máximo 12 distribuidoras; primeiro contrato de 200 MW já foi fechado.

28/03/2024


Trinity vende ativos de GD solar para a Brookfield

Acordo envolve compra de 110 MWp em projetos em vários estados e desenvolvimento conjunto entre as duas empresas.

28/03/2024


Cigre-Brasil realiza workshop sobre integração de eólicas e fotovoltaicas

Evento em Recife vai discutir desafios da integração das duas renováveis à rede.

28/03/2024