No sétimo webinar da revista EM - Eletricidade Moderna e o primeiro também com a assinatura de FotoVolt, dia 23 de julho, três especialistas foram convidados para ajudar a diminuir o déficit de informação que existe no mercado sobre o aterramento em usinas solares construídas em solo com potência instalada superior a 1 MWp.
Em mais de duas horas de transmissão ao vivo, os engenheiros eletricistas Vinícius Ayrão, Paulo Edmundo Freire e João Gilberto Cunha conseguiram com suas apresentações e no debate mediado pelo editor de EM e FotoVolt, Mauro Sergio Crestani, trazer respostas embasadas pelas suas comprovadas expertises em projetos de instalações elétricas e de aterramento de usinas solares construídas em profusão no país.
Além de discutir as normas técnicas aplicáveis, o que no caso envolveu explicações sobre a NBR 16690, de outubro de 2019, baseada na IEC 62548 e complementar à NBR 5410, o webinar cumpriu seu papel de sanar várias dúvidas identificadas em perguntas enviadas ao vivo pelo público do webinar, que atingiu mais de 700 pessoas. Nos primeiros dois dias depois da realização, o vídeo disponível no youtube alcançou 2500 visualizações.
De forma didática, os três profissionais elucidaram desde pontos mais simples, como por exemplo a função do aterramento na usina solar, até outros de maior complexidade, que envolvem os cálculos necessários para um projeto de malha de aterramento, os procedimentos para aterramento e equipotencialização no lado de corrente contínua e a necessidade ou não de utilizar de condutor de proteção no lado c.c..
Para assistir ao webinar acesse https://www.youtube.com/watch?v=QEsO8mLGisI
Mais Notícias FOTOVOLT
GT Cortes de Geração vai fazer diagnóstico, avaliar e propor medidas de planejamento, regulatórias e operacionais para mitigar efeitos do constrained-off.
17/04/2025
Instalação de estudos sobre eventos extremos integra ainda estação meteorológica e laboratório de ensaios normatizados.
17/04/2025
Com imensa maioria de micro e miniusinas solares, mais 300 mil imóveis passaram a ser beneficiados com os créditos de compensação.
17/04/2025