As propriedades rurais já investiram mais de R$ 15,5 bilhões em sistemas de geração de energia solar fotovoltaica no Brasil. O levantamento é da Meu Financiamento Solar, fintech do Banco BV especializada em financiamento de geração solar distribuída, feito com base em dados oficiais da Aneel.

Em um universo de 200 mil consumidores do agronegócio, em grandes empreendimentos e pequenos produtores, de acordo com o levantamento há no País atualmente quase 170 mil conexões de sistemas solares no campo, em um total de 3,1 GW de potência instalada. Isso representa 14% de toda a capacidade de GD solar. A tecnologia fotovoltaica está presente em 4,9 mil municípios brasileiros com pelo menos um sistema de energia solar instalado no meio rural.

Segundo a diretora da Meu Financiamento Solar, Carolina Reis, pesa a favor da expansão da solução no agronegócio brasileiro a alta competitividade dos produtores nacionais. “Como um dos principais insumos da atividade produtiva rural é a energia elétrica, o uso de energia solar nas fazendas é atualmente uma das grandes soluções para elevar ainda mais a competitividade, a qualidade e a sustentabilidade do manejo agrícola e pecuário no Brasil”, explica.

Outro ponto relevante na energia solar no campo, continua Carolina, é proporcionar eletricidade para áreas onde a rede elétrica ainda não chegou ou que ainda funciona de forma precária e instável, muito dependente de geradores a diesel.  “A energia solar deixa a produção no campo mais limpa e sustentável e agrega valor à marca do produtor rural. E tudo isso se reflete na oferta de um alimento mais barato na mesa dos brasileiros”, afirma.



Mais Notícias FOTOVOLT



Governo altera regras de acesso à rede de transmissão

Nova PNAST cria Temporadas de Acesso e extingue análise por fila na Rede Básica.

12/12/2025


Aneel abre consulta para regras de recarga de veículos elétricos

Contribuições vão orientar novos critérios de conexão de carregadores à rede

12/12/2025


Motiva fecha contrato de GD solar com a Prime Energy

Acordo cobre 120 unidades e prevê 2,1 GWh anuais em energia renovável

11/12/2025