O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou no dia 26 de junho que vai lançar em julho um programa de descarbonização para a Amazônia com foco na energia solar fotovoltaica. A ideia é substituir 180 sistemas isolados da Amazônia Legal que hoje operam com geradores a diesel.

Em discurso pronunciado em evento em Lisboa, Portugal, o ministro disse que estão previstos investimentos de R$ 5  bilhões no programa, que também apoiará implantação de sistemas térmicos a biodiesel. A iniciativa, segundo ele, é um dos pilares para tornar o País “protagonista da transição energética global”.

“Nós lançaremos o maior plano de descarbonização do planeta, fazendo uma transição da geração de energia exclusivamente a óleo diesel nos sistemas isolados da Amazônia para o sistema solar, garantindo a segurança energética”, afirmou.

Outra ação importante em julho para a meta de descarbonização da região, segundo o ministro, será o início das obras para interligar Roraima ao SIN - Sistema Interligado Nacional (SIN). No mesmo mês, ainda será inaugurada a interligação de Parintins (AM) ao SIN, no qual mais de 80% da energia conectada é renovável.



Mais Notícias FOTOVOLT



LRCAP com teto baixo reforça espaço para baterias

Leilão de térmicas em março tende a impulsionar certame de armazenamento, analisa CELA

13/02/2026


BNDES financia fábrica de baterias da WEG em SC

Projeto de R$ 280 milhões amplia produção nacional de BESS

13/02/2026


EPE mapeia ensino e pesquisa em hidrogênio no Brasil

Levantamento reúne 97 instituições e 153 iniciativas no país

13/02/2026