Foi instalado no reservatório da usina hidrelétrica Urrá, na Colômbia, de 340 MW, uma usina solar flutuante de 1,5 MW de potência instalada. Em caráter piloto, o projeto batizado de Aquasol foi implementado pela norte-americana Noria Energy, empresa também responsável por projeto na cidade de Healdsburg, na Califórnia, Estados Unidos, com 4,78 MW,  considerado um dos maiores em operação na América do Norte.

A flutuante na UHE Urrá, que fica na bacia do rio Sinú, em Córdoba, na Colômbia, tem 2800 módulos solares fotovoltaicos e deve gerar 2.400 MWh em seu primeiro ano de operação, o suficiente para compensar a quantidade de energia necessária para operar a barragem. Além disso, a expectativa é que o projeto evite mais de 1.540 toneladas de emissões de dióxido de carbono a cada ano e gere mais de US$ 1,2 milhão em receita adicional de energia elétrica em 20 anos.

"Em todo o mundo, cerca de 60% da energia renovável vem da energia hidrelétrica. Isso representa inúmeras oportunidades para implantar energia solar flutuante que pode maximizar a geração de energia com emissão zero e diversificar as fontes de energia limpa", disse o CEO da Noria Energy, Jonathan Wank.

Segundo Wank, além de aumentar a capacidade total de geração de hidrelétricas, os sistemas solares flutuantes podem ajudar a manter a energia fluindo quando baixos níveis de água ou outras condições adversas reduzem a produção hidrelétrica. “O sistema solar flutuante é projetado para ficar em cima da água e suportar flutuações do nível da água de até 120 pés”, disse.



Mais Notícias FOTOVOLT



CMSE abre para contribuições plano de trabalho de GT do curtailment

GT Cortes de Geração vai fazer diagnóstico, avaliar e propor medidas de planejamento, regulatórias e operacionais para mitigar efeitos do constrained-off.

17/04/2025


Senai e TotalEnergies inauguram usina solar para pesquisas em Natal

Instalação de estudos sobre eventos extremos integra ainda estação meteorológica e laboratório de ensaios normatizados.

17/04/2025


MMGD cresce 2,13 GW no primeiro trimestre

Com imensa maioria de micro e miniusinas solares, mais 300 mil imóveis passaram a ser beneficiados com os créditos de compensação.

17/04/2025