A Unicamp - Universidade Estadual de Campinas e a empresa francesa de energia TotalEnergies assinaram no dia 14 de junho acordo de parceria para desenvolvimento de pesquisas na área de energia solar e baterias. O programa tem duração de três anos e deve envolver investimentos de R$ 22,9 milhões. 

O acordo de cooperação, assinado pelo reitor da Unicamp, professor Antonio José de Almeida Meirelles, e pela diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, Isabel Waclawek (foto), prevê a implementação de seis projetos, a construção de uma usina solar fotovoltaica, além da reforma de laboratórios de pesquisa e a contratação de 33 bolsistas de doutorado, pós-doutorado e iniciação científica. O programa envolverá ainda 14 professores e pesquisadores.

A UFV será construída na área do HIDS - Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável, na Fazenda Argentina, propriedade da Unicamp, localizada ao lado do campus da universidade em Barão Geraldo, em Campinas.

Entre os seis projetos a serem desenvolvidos, será elaborada modelagem avançada e o monitoramento de usinas fotovoltaicas com os chamados “gêmeos digitais” — uma espécie de clone digital de uma usina. Também haverá pesquisa para desenvolver dispositivos para detecção e interrupção de falhas de arco elétrico; para modelagem termoelétrica para inversores; de monitoramento de desempenho e análise de LCOE em UFVs; metodologias de testes e avaliação de inversores; e de criação de plataforma blockchain para baterias.



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai implantar usinas solares em refinarias de petróleo

Com potência total instalada de 48 MW, UFVs serão instaladas na Regap, Rnest e Replan.

25/04/2024


White Martins vai produzir hidrogênio verde em Jacareí

A planta de 5 MW vai ter ainda gasoduto para fornecimento do produto à Cebrace.

25/04/2024


EUA disponibilizam US$ 7 bi para solar em comunidades carentes

Projeto Solar For All deve beneficiar 1 milhão de residências e faz parte da Lei de Redução da Inflação.

25/04/2024