A Unicamp - Universidade Estadual de Campinas e a empresa francesa de energia TotalEnergies assinaram no dia 14 de junho acordo de parceria para desenvolvimento de pesquisas na área de energia solar e baterias. O programa tem duração de três anos e deve envolver investimentos de R$ 22,9 milhões. 

O acordo de cooperação, assinado pelo reitor da Unicamp, professor Antonio José de Almeida Meirelles, e pela diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, Isabel Waclawek (foto), prevê a implementação de seis projetos, a construção de uma usina solar fotovoltaica, além da reforma de laboratórios de pesquisa e a contratação de 33 bolsistas de doutorado, pós-doutorado e iniciação científica. O programa envolverá ainda 14 professores e pesquisadores.

A UFV será construída na área do HIDS - Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável, na Fazenda Argentina, propriedade da Unicamp, localizada ao lado do campus da universidade em Barão Geraldo, em Campinas.

Entre os seis projetos a serem desenvolvidos, será elaborada modelagem avançada e o monitoramento de usinas fotovoltaicas com os chamados “gêmeos digitais” — uma espécie de clone digital de uma usina. Também haverá pesquisa para desenvolver dispositivos para detecção e interrupção de falhas de arco elétrico; para modelagem termoelétrica para inversores; de monitoramento de desempenho e análise de LCOE em UFVs; metodologias de testes e avaliação de inversores; e de criação de plataforma blockchain para baterias.



Mais Notícias FOTOVOLT



LRCAP com teto baixo reforça espaço para baterias

Leilão de térmicas em março tende a impulsionar certame de armazenamento, analisa CELA

13/02/2026


BNDES financia fábrica de baterias da WEG em SC

Projeto de R$ 280 milhões amplia produção nacional de BESS

13/02/2026


EPE mapeia ensino e pesquisa em hidrogênio no Brasil

Levantamento reúne 97 instituições e 153 iniciativas no país

13/02/2026