A estatal de energia paranaense Copel anunciou que vai instalar três usinas solares fotovoltaicas de geração distribuída junto a subestações. A ideia do projeto é compensar os créditos gerados pelas usinas de geração distribuída do consumo da empresa e monitorar tecnicamente a operação dos sistemas. As usinas serão construídas em Umuarama, Arapongas e Paranacity.

Ao todo, as três plantas terão 4,5 MWp de potência instalada, sendo 2,6 MWp em Umuarama, 1,4 MWp em Arapongas e 700 kWp em Paranacity. A companhia já iniciou o processo de licitação para contratar a construção das plantas, que serão instaladas no terreno de novas subestações da Copel, nas quais serão conectadas.

A estimativa é de que os empreendimentos produzam compensação de 8 mil MWh para a Copel, o que representa 35% do consumo da subsidiária de distribuição da companhia, que atualmente é de 21 MWh por ano. “Vamos aproveitar o espaço não utilizado nestas subestações, gerar energia renovável para compensar parte do nosso consumo e, ao mesmo tempo, monitorar o funcionamento das centrais solares conectadas às subestações”, disse o superintendente de projetos especiais da Copel, Júlio Shigeaki Omori. 

Segundo o superintendente, a operação das usinas permitirá à Copel controlar diversos parâmetros essenciais ao funcionamento da interligação entre os módulos solares e a subestação, como fator de tensão e potência, o que em plantas solares menores será colocado em prática pela primeira vez no país. “Na prática, esse projeto nos permite controlar com precisão as centrais solares e atuar para corrigir possíveis problemas de tensão, sobrecarga ou, até mesmo, minimizar perdas no sistema”, acrescenta Omori.



Mais Notícias FOTOVOLT



Cemig inclui baterias em chamada de eficiência energética

Edital prevê R$ 150 milhões para eficientização de instalações consumidoras e também geração de energia solar

16/10/2026


Absae lança estudo Visão 2030 e propõe agenda para integrar armazenamento

Documento aponta prioridades regulatórias, econômicas e institucionais e propõe coordenação nacional pelo CNPE

16/10/2026


Restrição para injetar na rede impulsiona baterias e zero grid

TTS já implantou 27 MW em 25 projetos sem exportação de energia e identifica maior demanda por geração própria com controle e armazenamento

16/10/2026