A estatal de energia paranaense Copel anunciou que vai instalar três usinas solares fotovoltaicas de geração distribuída junto a subestações. A ideia do projeto é compensar os créditos gerados pelas usinas de geração distribuída do consumo da empresa e monitorar tecnicamente a operação dos sistemas. As usinas serão construídas em Umuarama, Arapongas e Paranacity.

Ao todo, as três plantas terão 4,5 MWp de potência instalada, sendo 2,6 MWp em Umuarama, 1,4 MWp em Arapongas e 700 kWp em Paranacity. A companhia já iniciou o processo de licitação para contratar a construção das plantas, que serão instaladas no terreno de novas subestações da Copel, nas quais serão conectadas.

A estimativa é de que os empreendimentos produzam compensação de 8 mil MWh para a Copel, o que representa 35% do consumo da subsidiária de distribuição da companhia, que atualmente é de 21 MWh por ano. “Vamos aproveitar o espaço não utilizado nestas subestações, gerar energia renovável para compensar parte do nosso consumo e, ao mesmo tempo, monitorar o funcionamento das centrais solares conectadas às subestações”, disse o superintendente de projetos especiais da Copel, Júlio Shigeaki Omori. 

Segundo o superintendente, a operação das usinas permitirá à Copel controlar diversos parâmetros essenciais ao funcionamento da interligação entre os módulos solares e a subestação, como fator de tensão e potência, o que em plantas solares menores será colocado em prática pela primeira vez no país. “Na prática, esse projeto nos permite controlar com precisão as centrais solares e atuar para corrigir possíveis problemas de tensão, sobrecarga ou, até mesmo, minimizar perdas no sistema”, acrescenta Omori.



Mais Notícias FOTOVOLT



CMSE abre para contribuições plano de trabalho de GT do curtailment

GT Cortes de Geração vai fazer diagnóstico, avaliar e propor medidas de planejamento, regulatórias e operacionais para mitigar efeitos do constrained-off.

17/04/2025


Senai e TotalEnergies inauguram usina solar para pesquisas em Natal

Instalação de estudos sobre eventos extremos integra ainda estação meteorológica e laboratório de ensaios normatizados.

17/04/2025


MMGD cresce 2,13 GW no primeiro trimestre

Com imensa maioria de micro e miniusinas solares, mais 300 mil imóveis passaram a ser beneficiados com os créditos de compensação.

17/04/2025