A estatal de energia paranaense Copel anunciou que vai instalar três usinas solares fotovoltaicas de geração distribuída junto a subestações. A ideia do projeto é compensar os créditos gerados pelas usinas de geração distribuída do consumo da empresa e monitorar tecnicamente a operação dos sistemas. As usinas serão construídas em Umuarama, Arapongas e Paranacity.
Ao todo, as três plantas terão 4,5 MWp de potência instalada, sendo 2,6 MWp em Umuarama, 1,4 MWp em Arapongas e 700 kWp em Paranacity. A companhia já iniciou o processo de licitação para contratar a construção das plantas, que serão instaladas no terreno de novas subestações da Copel, nas quais serão conectadas.
A estimativa é de que os empreendimentos produzam compensação de 8 mil MWh para a Copel, o que representa 35% do consumo da subsidiária de distribuição da companhia, que atualmente é de 21 MWh por ano. “Vamos aproveitar o espaço não utilizado nestas subestações, gerar energia renovável para compensar parte do nosso consumo e, ao mesmo tempo, monitorar o funcionamento das centrais solares conectadas às subestações”, disse o superintendente de projetos especiais da Copel, Júlio Shigeaki Omori.
Segundo o superintendente, a operação das usinas permitirá à Copel controlar diversos parâmetros essenciais ao funcionamento da interligação entre os módulos solares e a subestação, como fator de tensão e potência, o que em plantas solares menores será colocado em prática pela primeira vez no país. “Na prática, esse projeto nos permite controlar com precisão as centrais solares e atuar para corrigir possíveis problemas de tensão, sobrecarga ou, até mesmo, minimizar perdas no sistema”, acrescenta Omori.
Mais Notícias FOTOVOLT
Conclusão é resultado de testes da TÜV Rheinland na Ásia e na Europa, que identificaram desacordo em 65,7% dos analisados.
06/06/2025
Segundo o Balanço Energético Nacional 2025, o destaque é a evolução das fontes solar e eólica, que juntas alcançaram 24% da geração total do ano passado.
06/06/2025
Novo processo em duas etapas conseguiu depositar células de perovskita em células de fundo de silício, o que deve viabilizar a produção em larga escala.
06/06/2025