Um projeto de microrrede solar com armazenamento de energia da Re(energisa), empresa especializada em transição energética do grupo Energisa, recebeu a premiação internacional The Smarter E Award, concedido durante a feira Intersolar Europe, em Munique, na Alemanha, no dia 13 de junho. O prêmio leva em conta, além da inovação tecnológica, os benefícios sociais, econômicos e ambientais do projeto.

Em operação desde 2021 na Vila Restauração, na reserva extrativista do Alto Juruá, no Acre, o projeto premiado levou energia ininterrupta para a comunidade, antes apenas abastecida por três horas diárias com gerador a diesel. Para isso, foi instalado sistema híbrido com 580 módulos solares fotovoltaicos, com potência total de 325 kWp, e sistema de armazenamento de energia com baterias de lítio, com capacidade para 829 kWh.

Além disso, o sistema conta com dois geradores de 116 kVA que funcionam com biodiesel derivado do óleo de palma, produzido localmente, e que funcionam automaticamente quando a carga da bateria está baixa. No total, foram investidos R$ 20 milhões no projeto, incluindo a logística para movimentar os módulos e demais equipamentos pelos rios da região.

Também como inovação, a faturação é gerada através de um sistema de pagamento digital que inclui um limite de consumo de energia. Para garantir um abastecimento sustentável a longo prazo, cada família tem um limite de consumo de 80 kWh por mês. O medidor inteligente desconecta remotamente os consumidores que ultrapassam esse limite.



Mais Notícias FOTOVOLT



CMSE abre para contribuições plano de trabalho de GT do curtailment

GT Cortes de Geração vai fazer diagnóstico, avaliar e propor medidas de planejamento, regulatórias e operacionais para mitigar efeitos do constrained-off.

17/04/2025


Senai e TotalEnergies inauguram usina solar para pesquisas em Natal

Instalação de estudos sobre eventos extremos integra ainda estação meteorológica e laboratório de ensaios normatizados.

17/04/2025


MMGD cresce 2,13 GW no primeiro trimestre

Com imensa maioria de micro e miniusinas solares, mais 300 mil imóveis passaram a ser beneficiados com os créditos de compensação.

17/04/2025