Um projeto de microrrede solar com armazenamento de energia da Re(energisa), empresa especializada em transição energética do grupo Energisa, recebeu a premiação internacional The Smarter E Award, concedido durante a feira Intersolar Europe, em Munique, na Alemanha, no dia 13 de junho. O prêmio leva em conta, além da inovação tecnológica, os benefícios sociais, econômicos e ambientais do projeto.

Em operação desde 2021 na Vila Restauração, na reserva extrativista do Alto Juruá, no Acre, o projeto premiado levou energia ininterrupta para a comunidade, antes apenas abastecida por três horas diárias com gerador a diesel. Para isso, foi instalado sistema híbrido com 580 módulos solares fotovoltaicos, com potência total de 325 kWp, e sistema de armazenamento de energia com baterias de lítio, com capacidade para 829 kWh.

Além disso, o sistema conta com dois geradores de 116 kVA que funcionam com biodiesel derivado do óleo de palma, produzido localmente, e que funcionam automaticamente quando a carga da bateria está baixa. No total, foram investidos R$ 20 milhões no projeto, incluindo a logística para movimentar os módulos e demais equipamentos pelos rios da região.

Também como inovação, a faturação é gerada através de um sistema de pagamento digital que inclui um limite de consumo de energia. Para garantir um abastecimento sustentável a longo prazo, cada família tem um limite de consumo de 80 kWh por mês. O medidor inteligente desconecta remotamente os consumidores que ultrapassam esse limite.



Mais Notícias FOTOVOLT



Cemig inclui baterias em chamada de eficiência energética

Edital prevê R$ 150 milhões para eficientização de instalações consumidoras e também geração de energia solar

16/10/2026


Absae lança estudo Visão 2030 e propõe agenda para integrar armazenamento

Documento aponta prioridades regulatórias, econômicas e institucionais e propõe coordenação nacional pelo CNPE

16/10/2026


Restrição para injetar na rede impulsiona baterias e zero grid

TTS já implantou 27 MW em 25 projetos sem exportação de energia e identifica maior demanda por geração própria com controle e armazenamento

16/10/2026