Uma cooperação técnica entre institutos técnicos federais de São Paulo, a subsidiária brasileira da fabricante austríaca de inversores Fronius e a agência alemã de fomento GIZ vai levar cursos de qualificação técnica em energia solar fotovoltaica para a região da Palestina, no Oriente Médio.

Coordenado pela GIZ, o programa visa criar cursos de qualificação para formação mais rápida de instaladores de sistemas fotovoltaicos e contribuir para o desenvolvimento do mercado interno de energia solar, aumentando a oferta de soluções na Palestina, provavelmente em escolas da região. “Apesar da energia solar em abundância, o mercado fotovoltaico na Palestina não é tão desenvolvido. O país importa 95% de sua energia de Israel, que também distribui boa parte da eletricidade”, disse a coordenadora da área de energia e profissionais do futuro para economia verde da GIZ, Roberta Knopki.

A escolha da Fronius na parceria, segundo comunicado da empresa, se deve ao seu relacionamento e alguns trabalhos realizados anteriormente em conjunto com a GIZ junto às instituições de ensino brasileiras, que passaram a contar com a tecnologia e conhecimento da empresa para formação de novos profissionais especializados em sistemas fotovoltaicos. Atualmente, a Fronius do Brasil se envolve em projetos, por exemplo, com a Universidade Federal do ABC e a Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), além de escolas técnicas do Senai e com os institutos federais. 



Mais Notícias FOTOVOLT



CMSE abre para contribuições plano de trabalho de GT do curtailment

GT Cortes de Geração vai fazer diagnóstico, avaliar e propor medidas de planejamento, regulatórias e operacionais para mitigar efeitos do constrained-off.

17/04/2025


Senai e TotalEnergies inauguram usina solar para pesquisas em Natal

Instalação de estudos sobre eventos extremos integra ainda estação meteorológica e laboratório de ensaios normatizados.

17/04/2025


MMGD cresce 2,13 GW no primeiro trimestre

Com imensa maioria de micro e miniusinas solares, mais 300 mil imóveis passaram a ser beneficiados com os créditos de compensação.

17/04/2025