A nova unidade de produção de telha de fibrocimento da Eternit, com previsão de ser inaugurada no segundo semestre em Caucaia (CE), terá instalada 2160 telhas fotovoltaicas na cobertura, produzidas pela própria empresa.

Sob investimento de R$ 165 milhões na unidade, incluindo aí também outras ações ambientais, como captação de água pluviais e transferência de animais silvestres para áreas próximas, o telhado do galpão de produção da unidade com as telhas fotovoltaicas de fibrocimento Eternit Solar, que já foi concluído, terá capacidade de gerar 41,2 MWh/mês, o suficiente para abastecer 300 casas.

A Eternit estima que as benfeitorias ambientais na nova fábrica tenham elevado em apenas 8% o custo total do projeto. E esse valor, segundo a empresa, deve ser revertido em até cinco anos, principalmente por meio da autossuficiência energética.  

A fábrica contará com tratamento de água bruta e captação de água de chuvas no galpão de produção.  Haverá ainda estação de tratamento de esgoto com reuso da água para jardinagem e circuito fechado de água utilizada em maquinários.



Mais Notícias FOTOVOLT



LRCAP Armazenamento 2026 tem recorde de projetos cadastrados

Mais de 6 mil projetos somam quase 297 GW de potência, volume sem precedentes em leilões do setor

07/08/2026


Novas células de silício baixam custo da energia solar do espaço

Fraunhofer ISE e Source Energy obtêm módulos eficientes e muito mais baratos do que os feitos com materiais III-V

07/08/2026


Escolas premiadas em concurso terão sistemas de geração solar

Reconhecidas em edital do Unicef em parceria com a Neoenergia, instituições terão economia de até 90% nas fatura de energia

07/08/2026