A ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída e o WWF-Brasil, organização não-governamental de defesa do meio ambiente, lançaram guia com dados e recomendações para ampliar a mobilidade elétrica fluvial na Amazônia Legal. A ideia é usar a solução como meio para promover a descarbonização do transporte da região.

Dependente de diesel como combustível dos barcos da região, porém, a Amazônia Legal também conta com o agravante de ter muitas localidades sem acesso à energia elétrica. Por conta disso,  o guia foi elaborado com base na necessidade de estímulo de instalação de usinas solares de geração distribuída (GD).

Há por exemplo recomendações sobre os melhores tipos de módulos solares para serem instalados na região, além da demonstração de casos e estudos práticos para mostrar os benefícios do uso da geração distribuída para comunidades isoladas. O guia demonstra ainda o potencial da GD para o desenvolvimento regional, por  exemplo com o uso de programas de eletrificação rural com energia solar fotovoltaica em curso na Amazônia Legal, que  poderiam ser expandidos para o modal de transporte de cargas e passageiros.

 Para baixar o “Guia para ampliar a mobilidade elétrica fluvial na Amazônia Legal”, acesse o site Guia para ampliar a mobilidade elétrica fluvial na Amazônia Legal | ABGD.



Mais Notícias FOTOVOLT



MME põe compensação por curtailment em consulta pública

Proposta restringe ressarcimento a falhas sistêmicas e confiabilidade. Prazo para contribuições vai até dia 16 próximo

09/01/2026


Renováveis mantêm liderança na matriz elétrica da Alemanha

Geração eólica responde por maior fatia e solar supera lignito pela primeira vez

08/01/2026


Cemig define roteiro para hidrogênio verde em Minas Gerais

Plano mira produção, consumo e atração de investimentos em H2V

08/01/2026