A empresa de tecnologia Google assinou acordo com a subsidiária da portuguesa EDP Renováveis nos Estados Unidos para desenvolver e implantar mais de 80 projetos de geração solar distribuída no país. Com potência total instalada de aproximadamente 650 MWp, trata-se do maior acordo do tipo assinado entre duas empresas nos Estados Unidos para projetos de GD, segundo levantamento da S&P Global.
Segundo comunicado da EDP, os primeiros projetos serão no estado de Ohio, onde a Google opera datacenter na cidade de New Albany e em Columbus, onde conta com uma central de serviços de nuvem (Google Cloud). No total, serão instaladas usinas solares fotovoltaicas em seis estados norte-americanos. A EDP será responsável pelo desenvolvimento, construção e operação das usinas, com previsão de início de operação até o final de 2024.
O desenvolvimento será parcialmente financiado pela aquisição de certificados de energia renovável (RECs, na sigla original) pelo Google, instrumento de rastreamento e certificação da energia produzida pelos parques renováveis. Além disso, segundo comunicado da EDP, os dois grupos criaram um novo instrumento, batizado de ImpactRecs, que visa disponibilizar créditos para reduzir o custo de eletricidade para cerca de 25 mil famílias de renda baixa ou moderada que vivem em comunidades próximas das usinas.
Mais Notícias FOTOVOLT
Evento da ISES e da Abens reunirá especialistas em tecnologias e políticas de energias renováveis
31/10/2025
Iniciativa visa testes regulatórios para ampliar acesso em áreas remotas da Amazônia Legal
31/10/2025
Nova seção no site reúne dados, relatórios e painel dinâmico com informações atualizadas sobre restrições de geração.
31/10/2025