A empreendedora de renováveis norueguesa Statkraft obteve a aprovação na Aneel de sete outorgas para projetos solares fotovoltaicos na Bahia, que totalizam 228 MW de potência instalada. Os projetos serão integrados a complexos eólicos, enquadrando os empreendimentos como usinas híbridas com base na regulamentação da resolução normativa Aneel 954/2021, o que permite o compartilhamento de mesma infraestrutura de conexão do sistema de transmissão, diminuindo os custos operacionais dos projetos.

As usinas solares fotovoltaicas serão construídas em três complexos eólicos em operação. O primeiro é o Brotas de Macaúbas, no município de mesmo nome e que receberá a UFV Sol de Brotas 1; o segundo é o Morro do Cruzeiro, também em Brotas de Macaúbas, que terá a UFV Sol de Brotas 2; e o terceiro é o Complexo Ventos de Santa Eugênia, em Uibaí e Ibipeba, com as UFVs Sol de Brotas 3, 4, 5, 6 e 7. 

Segundo a vice-presidente de desenvolvimento de projetos e assuntos regulatórios da Statkraft, Paula Suanno, as novas autorizações representam um marco para o crescimento da presença da empresa no país. "Este é um marco estruturante para a estratégia de implantação do primeiro projeto solar 100% desenvolvido pela Statkraft no Brasil", diz. A empresa está no Brasil desde 2012 e atualmente controla 19 ativos de geração renovável, com cerca de 450 MW de potência instalada e mais de 600 MW de energia eólica em construção no estado da Bahia. 



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai implantar usinas solares em refinarias de petróleo

Com potência total instalada de 48 MW, UFVs serão instaladas na Regap, Rnest e Replan.

25/04/2024


White Martins vai produzir hidrogênio verde em Jacareí

A planta de 5 MW vai ter ainda gasoduto para fornecimento do produto à Cebrace.

25/04/2024


EUA disponibilizam US$ 7 bi para solar em comunidades carentes

Projeto Solar For All deve beneficiar 1 milhão de residências e faz parte da Lei de Redução da Inflação.

25/04/2024