No fim de junho, a alemã Next2Sun GmbH conectou à rede elétrica sua usina fotovoltaica de 4,2 MW em Donaueschingen, na Alemanha. O projeto destaca-se por ter módulos bifaciais do tipo n instalados na vertical, que, segundo a empresa, comparados aos métodos de instalação tradicionais, permite mais rendimento de energia ao empreendimento.

Segundo a empresa, este tipo de projeto permite que as áreas entre as fileiras de módulos sejam usadas para agricultura, com aproveitamento de até 90% da área do parque solar, além de melhor compatibilidade da rede, com picos de produção de energia durante o meio da manhã e à tarde. Neste caso, os dois lados dos módulos são voltados para leste e oeste. A companhia afirma que, dependendo do módulo bifacial em uso, é possível obter rendimentos de eletricidade 5 a 15% mais altos (kWh/kWp), e ainda que o perfil de alimentação desse tipo de sistema pode se beneficiar da situação do mercado uma vez que os preços da eletricidade normalmente são mais baixos ao meio-dia e mais altos de manhã e à noite, podendo obter receitas médias mais altas. “Na prática, atualmente alcançamos lucros de mercado de 5% a 10% mais altos em comparação às usinas fotovoltaicas convencionais”, afirma em nota a empresa.

Neste projeto, os módulos foram fornecidos pela Jolywood, uma das principais fabricantes mundiais da tecnologia bifacial. De acordo com Heiko Hildebrandt, CEO da Next2Sun GmbH, a recente tecnologia bifacial TOPCon do tipo n é mais adequada para instalação bifacial vertical. “A alta eficiência na parte traseira (alta bifacialidade) é perfeita para obter o melhor rendimento possível”, disse.

A chinesa Jolywood afirma que está investindo na pesquisa e desenvolvimento de tecnologia tipo n, incluindo nPERT, n-TOPCon, IBC, TBC, entre outras, desde 2016. Segundo Zhifeng Liu, gerente geral da Jolywood, em comparação com os módulos do tipo p, os do tipo n têm muitas vantagens. “A eficiência média de conversão da produção em massa dos módulos do tipo n da Jolywood pode chegar a 23,5%, o que é muito mais eficiente do que os módulos do tipo p tradicionais. Além disso, os módulos do tipo n não têm LID e a degradação anual é inferior a 0,4%, o que significa que o rendimento será superior a 87,4% após 30 anos”, explica. O executivo destaca ainda que os módulos do tipo n apresentam perda de sombreamento na parte traseira muito menor, o que contribui para sua alta bifacialidade, além de melhor desempenho com pouca luz e menor coeficiente de temperatura. “Como as células e módulos do tipo p enfrentam dificuldades para atender à crescente demanda por maior eficiência, a tecnologia TOPCon do tipo n será a tecnologia de célula solar de alta eficiência dominante em um futuro próximo", completa.

A Jolywood Solar Technology tem capacidade de produção bifacial anual do tipo n de 2,1 GW, em células, e de 3 GW, em módulos. A companhia possui propriedade intelectual abrangente em tecnologias desse tipo: 136 patentes aplicadas, das quais 67 foram concedidas e sete com PCT (Tratado de Cooperação de Patentes).



Mais Notícias FOTOVOLT



HY Solar entra no Brasil com meta de 500 MW de módulos em 2024

Fabricante chinesa quer atuar com no máximo 12 distribuidoras; primeiro contrato de 200 MW já foi fechado.

28/03/2024


Trinity vende ativos de GD solar para a Brookfield

Acordo envolve compra de 110 MWp em projetos em vários estados e desenvolvimento conjunto entre as duas empresas.

28/03/2024


Cigre-Brasil realiza workshop sobre integração de eólicas e fotovoltaicas

Evento em Recife vai discutir desafios da integração das duas renováveis à rede.

28/03/2024