A startup Lemon Energia, que atua com marketplace de geração distribuída, e a gestora de investimentos Navi Energias Sustentáveis firmaram parceria para implantar oito usinas de geração distribuída, nos estados de Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro. O acordo visa atender a estratégia de comercialização de contratos de geração compartilhada da Lemon, dobrando o número de clientes finais que usam o serviço, hoje acima de 4 mil consumidores.

As usinas, cujas localizações exatas não foram divulgadas, já estão em construção pela Navi e envolvem um total de 41 MWp de potência instalada. A expectativa é todos os projetos serem energizados até o terceiro trimestre. Segundo comunicado das empresas, o acordo atual é que sete usinas integrem o marketplace da Lemon Energia, com possibilidade de expansão da parceria.

Boa parte dos consumidores que assinam o serviço de geração distribuída da Lemon, para obter descontos de 10% a 20% ao mês, são pontos de vendas da cervejaria Ambev, entre bares e restaurantes em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e, a partir do novo acordo com a Navi, Goiás. A Ambev é sócia da Lemon no projeto.

As duas empresas têm meta de atingir 250 mil pontos de venda, que usufruirão dos créditos da geração compartilhada. Segundo a Lemon, os clientes assinantes do marketplace já economizaram R$ 7,3 milhões e evitaram a emissão de 5,6 mil toneladas de CO2 na atmosfera.



Mais Notícias FOTOVOLT



Aneel consolida contribuições para regulação do armazenamento

Consulta Pública 39/2023 recebeu 652 sugestões; 131 foram aceitas integralmente

15/08/2025


Matriz residencial atinge 71,8% de renovabilidade em 2024

Setor foi responsável por quase 80% do consumo de energia solar no País

15/08/2025


Liberados R$ 173,9 milhões para obras do Luz para Todos em RO

Recursos vão atender cerca de seis mil famílias em Porto Velho com energia solar

15/08/2025