O grupo ABB assinou memorando de entendimento (MoU, na sigla em inglês) com o governo do Ceará para ajudar no desenvolvimento do hub para produção de hidrogênio verde (H2V) no estado, planejado para ser implantado no Complexo Portuário do Pecém, em São Gonçalo do Amarante.
A participação da ABB no acordo começará com estudos de viabilidade técnica para construção da planta de produção do H2V. A intenção é também disponibilizar ativos e tecnologias para ajudar a produzir o combustível. “A ABB pode agregar muito com as suas soluções digitais de gerenciamento de energia, seja ela uma fonte renovável solar, eólica, biomassa ou hídrica, além de equipamentos elétricos e retificadores”, disse o gerente da divisão de energia da ABB Brasil, Renato Martins.
Uma solução da ABB que deve ser empregada no hub é a tecnologia de conexão ao seu centro de controle remoto, instalado na sede da empresa em São Paulo, para gerar diagnósticos e relatórios técnicos periódicos. A adoção da solução, segundo a ABB, pode otimizar as operações da planta, reduzindo o custo de produção de H2V por quilo produzido.
Mais Notícias FOTOVOLT
Leilão de térmicas em março tende a impulsionar certame de armazenamento, analisa CELA
13/02/2026
Projeto de R$ 280 milhões amplia produção nacional de BESS
13/02/2026
Levantamento reúne 97 instituições e 153 iniciativas no país
13/02/2026