As quatro fábricas da produtora de rações animais PremieRpet no País passam a ter, a partir de abril, 100% do consumo de energia compensado pela geração solar fotovoltaica do complexo solar Castilho, de 270 MWp. A empresa tem assinado um contrato de compra de energia (PPA, na sigla em inglês) de longo prazo com a Comerc Renew, proprietária da usina centralizada instalada em Castilho, município paulista, que entrou em operação teste em janeiro deste ano.

Fruto de investimento de R$ 925 milhões, com 600 mil módulos solares instalados em área de 690 hectares, o complexo solar atenderá com o PPA os consumos das unidades fabris da PremieRpet em Dourado, no estado de São Paulo, e em Porto Amazonas, no Paraná.

Além da produtora de rações animais, o complexo atenderá PPAs assinados com a indústria Eucatex, da área de construção civil, tintas, moveleiro e de revenda madeireira. Outra parte da energia está reservada para negociações pulverizadas no mercado livre. O complexo de Castilho tem cinco usinas solares fotovoltaicas, das quais três são voltadas para os dois grandes clientes.

As obras e os processos regulatórios e de licenciamento, segundo a Comerc Renew, foram adiantados e por conta disso a energização se deu três meses antes do previsto. O complexo atenderá até 100% da energia a ser consumida pela PremieRpet e 50% da Eucatex, o que equivale, aproximadamente, ao consumo de mais de 60 mil residências com quatro pessoas em cada uma.



Mais Notícias FOTOVOLT



ArcelorMittal conclui implantação de solar em parque eólico na Bahia

Com capacidade de 200 MW e investimento de R$ 700 milhões, usina solar complementa eólica de 553,5 MW

26/03/2026


Evento em SP debate licenciamento ambiental de usinas solares flutuantes

Setor elétrico e órgãos ambientais vão discutir critérios, desafios e caminhos para a regulamentação do licenciamento dessas usinas

26/03/2026


Governo do Piauí firma acordo para solar concentrada com armazenamento térmico

Projeto da CGN Brasil com o Piauí Instituto de tecnologia vai estudar implantação de usina CSP piloto de 100 MW

26/03/2026