A empreendedora de energia renovável francesa Voltalia e o governo do estado do Rio Grande Norte assinaram memorando de entendimento (MoU, na sigla em inglês) no dia 3 de março para instalação de uma unidade de hidrogênio verde e derivados no estado. O documento foi assinado pelo CEO da Voltalia Brasil, Robert Klein, e pela governadora Fátima Bezerra, durante evento na cidade do Porto, em Portugal.

O acordo envolve o projeto Porto-Indústria, que o governo pretende licitar neste ano e que se insere no Programa Norte Rio Grandense para o Hidrogênio Verde. A Voltalia mira o desenvolvimento e a instalação de uma planta de H2V destinada ao mercado interno e para atender a demanda de offtakers internacionais.

O grupo francês também contribui no projeto com sua expertise e portfólio de projetos eólicos e solares já desenvolvidos e em desenvolvimento, grande parte deles no Rio Grande do Norte. “Projetos como este, inseridos no contexto do Power-to-X, encontram-se no centro das discussões sobre transição energética e deverá contribuir substancialmente com toda a cadeia de valor do hidrogênio”, disse o CEO da Voltalia, Robert Klein. A Voltalia Brasil está no Rio Grande do Norte desde 2006, hoje com mais de 1 GW em projetos de energias renováveis.



Mais Notícias FOTOVOLT



LRCAP com teto baixo reforça espaço para baterias

Leilão de térmicas em março tende a impulsionar certame de armazenamento, analisa CELA

13/02/2026


BNDES financia fábrica de baterias da WEG em SC

Projeto de R$ 280 milhões amplia produção nacional de BESS

13/02/2026


EPE mapeia ensino e pesquisa em hidrogênio no Brasil

Levantamento reúne 97 instituições e 153 iniciativas no país

13/02/2026