A alemã Siemens e a Brasol, empresa do grupo especializada em oferta de serviços de geração distribuída, criaram um novo modelo de negócio para eletromobilidade. Trata-se de serviço de carregamento para veículos elétricos com geração de energia solar, pelo qual clientes industriais ou comerciais ficam isentos da compra e gerenciamento dos equipamentos, pagando pelo aluguel das instalações.

Batizada de Charging as a Service (CaaS), a operação fica sob responsabilidade da Brasol durante o período de contratação. Além dos módulos solares implantados pela Brasol, são instalados carregadores da Siemens de alta potência, de 30 kW a 300 kW, com capacidade de alimentar veículos leves, caminhões e frotas de ônibus. Os equipamentos podem ainda recarregar vários veículos sequencialmente com o fornecimento de equipamentos que se adaptam à estrutura.

A Brasol é responsável pela infraestrutura que irá receber os carregadores da Siemens em contratos que podem durar cinco, sete ou dez anos. “Estamos viabilizando o tema da mobilidade elétrica favorecendo a transição energética com sustentabilidade”, diz o CEO da Brasol, Ty Eldrige. Além dos carregadores, a Siemens oferece um software de gestão de funcionamento e custo da planta. O pacote de software DepotFinity oferece carregamento inteligente e tem a função de evitar picos de potência acima da capacidade máxima.



Mais Notícias FOTOVOLT



CMSE abre para contribuições plano de trabalho de GT do curtailment

GT Cortes de Geração vai fazer diagnóstico, avaliar e propor medidas de planejamento, regulatórias e operacionais para mitigar efeitos do constrained-off.

17/04/2025


Senai e TotalEnergies inauguram usina solar para pesquisas em Natal

Instalação de estudos sobre eventos extremos integra ainda estação meteorológica e laboratório de ensaios normatizados.

17/04/2025


MMGD cresce 2,13 GW no primeiro trimestre

Com imensa maioria de micro e miniusinas solares, mais 300 mil imóveis passaram a ser beneficiados com os créditos de compensação.

17/04/2025