A GDSun, empresa de geração distribuída de energia solar de autoconsumo remoto, adquiriu duas miniusinas solares fotovoltaicas em Minas Gerais que, juntas, têm capacidade total de 10,2 MWp, com geração de energia estimada em 24 GWh por ano. As fazendas solares atenderão ao consumo no estado mineiro da operadora de telecomunicações Claro, uma das principais clientes em projetos de GD da empresa.
A GDSun não revelou os valores envolvidos na compra das usinas adquiridas da desenvolvedora Sensatto Energia: a UFV Buritizeiro, no município de mesmo nome, com 5,2 MWp de potência instalada, e a UFV Andrômeda, em Várzea de Palma, de 5 MWp. Segundo o CFO da GDSun, Gustavo Bacellar de Faria, novas aquisições de usinas serão avaliadas pontualmente para a expansão da companhia, que prevê, em seu plano de investimentos, atingir 500 MWp de capacidade instalada até 2025. Mas a preferência da estratégia é crescer por meio de implantação de projetos greenfield. “Aquisições estratégicas como estas, porém, seguem em nosso radar”, disse Faria.
Com as novas plantas, a GDSun alcança a marca de 123 MWp de usinas operacionais no Brasil, além de outros 122 MWp já em implantação. São 47 usinas operacionais e presença em 12 estados, incluindo aí também usinas em construção (Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).
Mais Notícias FOTOVOLT
Consulta Pública 39/2023 recebeu 652 sugestões; 131 foram aceitas integralmente
15/08/2025
Setor foi responsável por quase 80% do consumo de energia solar no País
15/08/2025
Recursos vão atender cerca de seis mil famílias em Porto Velho com energia solar
15/08/2025