A Raízen está com plano de expansão de sua capacidade produtiva de energia renovável, com base em novos projetos de geração solar distribuída em Minas Gerais. Partindo de uma base já instalada de 10 MW, a empresa projeta aumentar em 72,3% a capacidade de geração até abril deste ano, com três miniusinas solares.
A primeira foi recentemente conectada na cidade de Vazante, com potência de 2 MW. Nos próximos dois meses, a companhia com atuação diversificada em soluções integradas, mas com foco ainda maior no setor sucroenergético, conectará mais duas miniusinas solares em Varjão de Minas, com potência total de 4,88 MW, fazendo a capacidade instalada no estado mineiro atingir 17,23 MW.
As outras usinas da companhia já em operação no estado, localizadas nos municípios de Capitão Enéas e Bocaiúva, atendem a mais de 400 unidades consumidoras na região, incluindo grandes empresas, como redes de academias e de varejo de moda. “Nossos projetos de GD geram a partir de 20% de economia nas tarifas, podendo chegar a 36% quando estamos em bandeira de escassez hídrica, tudo isso sem nenhuma fidelidade”, comentou o vice-presidente de energia e renováveis da Raízen. Frederico Saliba.
Além da geração distribuída, a Raízen atua em Minas Gerais com a oferta de serviços de migração para o mercado livre, de comercialização de certificados internacionais de energia renovável (I-RECs), com instalação e operação de estações de recarga para veículos elétricos (Shell Recharge e Tupinambá) e, por meio das empresas investidas junto com o grupo Gera, oferta soluções domiciliares de energia solar, gestão de refrigeração e eficiência energética para condomínios.
Mais Notícias FOTOVOLT
Evento da ISES e da Abens reunirá especialistas em tecnologias e políticas de energias renováveis
31/10/2025
Iniciativa visa testes regulatórios para ampliar acesso em áreas remotas da Amazônia Legal
31/10/2025
Nova seção no site reúne dados, relatórios e painel dinâmico com informações atualizadas sobre restrições de geração.
31/10/2025