A fonte solar fotovoltaica ultrapassou a marca de 25 GW de potência instalada, incluindo a geração centralizada e a distribuída. Com a capacidade, ela se consolida na segunda colocação, atrás apenas das hidrelétricas (109 GW) e à frente das eólicas (24,6 GW). A fonte, com o novo crescimento registrado, passa a representar o equivalente a 11,6 % da matriz elétrica do País.

Segundo mapeamento da Absolar - Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, o crescimento foi de 76%, comparando com os dados de um ano atrás, com um salto de 14,2 GW para os atuais 25 GW. Para se ter uma ideia do ritmo, desde julho de 2022 a fonte tem crescido, em média, 1 GW por mês (julho: 16,4 GW, agosto: 17,5 GW, setembro: 18,6 GW, outubro: 21,1 GW, novembro: 22 GW, dezembro: 23 GW, janeiro de 2023: 24 GW e fevereiro deste ano: 25 GW).

A geração distribuída é a maior responsável pelo crescimento do setor, com 17,2 GW de potência instalada da fonte solar, sendo responsável por 99,9% de todas as conexões de GD do País. As usinas centralizadas de grande porte respondem pelos restantes 7,8 GW. Segundo a Absolar, desde 2012 os investimentos na fonte já acumulam cerca de R$ 125,3 bilhões, mais de R$ 39,4 bilhões em arrecadação aos cofres públicos e mais de 750,2 mil empregos. Com isso, também já foram evitadas emissões de 33,4 milhões de toneladas de CO2 pela geração de eletricidade.



Mais Notícias FOTOVOLT



CMSE abre para contribuições plano de trabalho de GT do curtailment

GT Cortes de Geração vai fazer diagnóstico, avaliar e propor medidas de planejamento, regulatórias e operacionais para mitigar efeitos do constrained-off.

17/04/2025


Senai e TotalEnergies inauguram usina solar para pesquisas em Natal

Instalação de estudos sobre eventos extremos integra ainda estação meteorológica e laboratório de ensaios normatizados.

17/04/2025


MMGD cresce 2,13 GW no primeiro trimestre

Com imensa maioria de micro e miniusinas solares, mais 300 mil imóveis passaram a ser beneficiados com os créditos de compensação.

17/04/2025