A Solled Energia, de Santa Cruz do Sul (RS), foi a primeira integradora de sistemas fotovoltaicos a receber da Absolar - Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica o selo de certificação de qualidade e melhores práticas. A empresa foi certificada no nível máximo do programa (AAA), na categoria integradores. A avaliação da documentação e auditoria presencial foi feita pela LOT Internacional Brasil, um organismo de certificação designado (OCD).

O programa de certificação foi lançado em agosto de 2022 e tem caráter voluntário. Para conquistar o selo, a empresa passa por processo de avaliação documentada, realizado por OCDs. A certificação é um dos mecanismos de avaliação da conformidade, com possibilidade de ser aplicada a produtos, processos, serviços ou sistema de gestão. Quando aprovada, a empresa integra lista de certificadas na página oficial do programa na internet.

Há três categorias de certificação do “Selo Qualidade Absolar”. O primeiro é o de nível A, o mais completo, com requisitos técnicos mais exigentes e aprimorados, caso da certificação da Solled. O nível B é intermediário e o C atende aos requisitos mais básicos, voltado a empresas menores, ainda em estruturação. Voltada a todos os elos da cadeia de valor do setor, desde fabricantes, fornecedores, distribuidores, instaladores, integradores e empresas de engenharia, a certificação tem ciclo de 36 meses e as empresas podem solicitar ingresso em qualquer um dos níveis previstos, com requisitos específicos para cada um dos segmentos da cadeia.

Mais informações no link https://www.certificacaoabsolar.org.br/.



Mais Notícias FOTOVOLT



CMSE abre para contribuições plano de trabalho de GT do curtailment

GT Cortes de Geração vai fazer diagnóstico, avaliar e propor medidas de planejamento, regulatórias e operacionais para mitigar efeitos do constrained-off.

17/04/2025


Senai e TotalEnergies inauguram usina solar para pesquisas em Natal

Instalação de estudos sobre eventos extremos integra ainda estação meteorológica e laboratório de ensaios normatizados.

17/04/2025


MMGD cresce 2,13 GW no primeiro trimestre

Com imensa maioria de micro e miniusinas solares, mais 300 mil imóveis passaram a ser beneficiados com os créditos de compensação.

17/04/2025