A BorgWarner vai inaugurar até o primeiro trimestre de 2023 uma fábrica para produzir baterias de íon lítio para uso veicular em Piracicaba, no interior de São Paulo. Inicialmente voltadas para veículos comerciais, as baterias do modelo AKM serão com base química de níquel, manganês e cobalto (NMC). A empresa preferiu não divulgar o valor do investimento.

Com capacidade de produção de 4 mil sistemas de baterias por ano, a unidade será implantada em duas fases. Na primeira, já iniciada, o investimento contempla a produção de sistemas para as baterias. Nesse caso, são os sistemas de gerenciamento (BMS, na sigla em inglês), a unidade de carregamento da bateria (DCCU, na sigla em inglês) e os componentes de junção do sistema, os chamados Junction Box. A segunda fase, ainda sem data definida, contemplará a produção local da bateria em si, que inicialmente virá direto da fábrica da BorgWarner em Darmstadt, Alemanha.

As instalações e a engenharia local apoiarão os clientes com reparos e manutenção. A linha a ser produzida será do sistema de bateria de ultra-alta energia (UHE) AKASystem AKM CYC. Projetadas modularmente e escaláveis, elas podem atender necessidades de armazenamento de energia de qualquer aplicação dos veículos, incluindo futuramente os industriais.



Mais Notícias FOTOVOLT



Aneel consolida contribuições para regulação do armazenamento

Consulta Pública 39/2023 recebeu 652 sugestões; 131 foram aceitas integralmente

15/08/2025


Matriz residencial atinge 71,8% de renovabilidade em 2024

Setor foi responsável por quase 80% do consumo de energia solar no País

15/08/2025


Liberados R$ 173,9 milhões para obras do Luz para Todos em RO

Recursos vão atender cerca de seis mil famílias em Porto Velho com energia solar

15/08/2025