A BorgWarner vai inaugurar até o primeiro trimestre de 2023 uma fábrica para produzir baterias de íon lítio para uso veicular em Piracicaba, no interior de São Paulo. Inicialmente voltadas para veículos comerciais, as baterias do modelo AKM serão com base química de níquel, manganês e cobalto (NMC). A empresa preferiu não divulgar o valor do investimento.

Com capacidade de produção de 4 mil sistemas de baterias por ano, a unidade será implantada em duas fases. Na primeira, já iniciada, o investimento contempla a produção de sistemas para as baterias. Nesse caso, são os sistemas de gerenciamento (BMS, na sigla em inglês), a unidade de carregamento da bateria (DCCU, na sigla em inglês) e os componentes de junção do sistema, os chamados Junction Box. A segunda fase, ainda sem data definida, contemplará a produção local da bateria em si, que inicialmente virá direto da fábrica da BorgWarner em Darmstadt, Alemanha.

As instalações e a engenharia local apoiarão os clientes com reparos e manutenção. A linha a ser produzida será do sistema de bateria de ultra-alta energia (UHE) AKASystem AKM CYC. Projetadas modularmente e escaláveis, elas podem atender necessidades de armazenamento de energia de qualquer aplicação dos veículos, incluindo futuramente os industriais.



Mais Notícias FOTOVOLT



Sol Agora capta R$ 600 milhões para mais 30 mil instalações solares

Recursos vão financiar acesso à energia limpa para famílias e pequenas empresas, incluindo projetos híbridos com bateria

15/05/2026


Evento aborda oportunidades do armazenamento de energia para integradores

Com participação da Aneel, workshop vai apresentar perspectivas de mercado e de crescimento do segmento no País

15/05/2026


Greener: 25% dos integradores já são consultores de energia

Levantamento da empresa mostra que a venda de sistemas dá lugar à integração de geração, armazenamento e mobilidade elétrica

15/05/2026