A fonte solar fotovoltaica caminha para ser a primeira do mundo em capacidade instalada em 2027, chegando a 2.350 GW e superando a liderança da poluente geração térmica a carvão. Esta é uma das principais conclusões do novo relatório anual sobre o desempenho das fontes renováveis, elaborado pela Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês), batizado de Renewables 2022.

Segundo a projeção da IEA, a capacidade acumulada da fonte vai quase triplicar até 2027, crescendo perto de 1.500 GW no período, cerca de 60% do total do crescimento projetado das renováveis (2.400 GW). Esse ritmo fará as usinas solares fotovoltaicas ultrapassarem as hidrelétricas em 2024 e as térmicas a gás natural em 2026 até superar as a carvão no ano seguinte.

O cenário é animador nas duas modalidades de geração. Apesar dos atuais custos mais altos de investimento em razão dos preços recordes das commodities, aponta o relatório, a energia solar fotovoltaica em escala de geração centralizada se consolida como a opção menos dispendiosa na maioria dos países. Também em geração solar distribuída, a IEA vê crescimento rápido, em razão dos preços mais altos da eletricidade no varejo e do crescente apoio político para ajudar os consumidores a investir em GD.

O relatório vê ainda como ponto positivo para o mercado solar global os sinais de diversificação nas cadeias de fornecimento, com novas políticas nos Estados Unidos (créditos fiscais para solar e eólica) e na Índia (país com meta de 500 GW até 2030) que devem impulsionar o investimento na fabricação de equipamentos para energia solar fotovoltaica em até US$ 25 bilhões no período 2022-2027. Embora a China continue sendo o principal país fornecedor, sua participação na capacidade de fabricação global pode diminuir de 90% hoje para 75% até 2027.

Considerando todas as fontes renováveis, o relatório destaca que a crise energética global está acelerando o número de instalações, com perspectiva de a capacidade total de renováveis em todo o mundo quase dobrar nos próximos cinco anos, ultrapassando as térmicas a carvão já no início de 2025. A previsão é que sua participação aumente 10 pontos percentuais na matriz global, atingindo 38% em 2027. 

Segundo o Renewables 2022, o crescimento das renováveis ― acelerado pela preocupação energética causada pela invasão da Ucrânia pela Rússia ― deve fazer a capacidade global de energia renovável crescer em 2.400 GW no período 2022-2027, uma quantidade igual a toda a capacidade de energia da China na atualidade. Esse crescimento é 30% maior do que o previsto pela mesma agência há apenas um ano, o que demonstra a mudança nos planos de transição energética de muitos países.



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai implantar usinas solares em refinarias de petróleo

Com potência total instalada de 48 MW, UFVs serão instaladas na Regap, Rnest e Replan.

25/04/2024


White Martins vai produzir hidrogênio verde em Jacareí

A planta de 5 MW vai ter ainda gasoduto para fornecimento do produto à Cebrace.

25/04/2024


EUA disponibilizam US$ 7 bi para solar em comunidades carentes

Projeto Solar For All deve beneficiar 1 milhão de residências e faz parte da Lei de Redução da Inflação.

25/04/2024