Entrou em operação em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, a maior usina híbrida de energia heliotérmica (ou CSP) e solar fotovoltaica do mundo. A energização ocorreu no dia 29 de novembro, no Mohammed bin Rashid Al Maktoum Solar Park, e envolveu usina solar térmica de 700 MW e usina solar fotovoltaica de 250 MW, cuja contratante é a chinesa Shanghai Electric.

Quarta fase do projeto desenvolvido pela Autoridade de Eletricidade e Água de Dubai, a usina solar térmica tem o mérito de “firmar” a geração do sistema híbrido, compensando no período noturno a intermitência da solar fotovoltaica. A energia armazenada nas unidades de calha e na unidade de torre da usina CSP, uma vez que todas as unidades estiverem em funcionamento, pode gerar energia continuamente por até 13,5 horas à noite e 15 horas durante os períodos de mau tempo.

Os módulos fotovoltaicos da usina de 250 MW são dispersos em locais não utilizados para maximizar o uso do local, enquanto a instalação térmica solar de 700 MW consiste em três unidades de calha de 200 MW e uma unidade de torre de 100 MW. É o maior projeto fotovoltaico solar autônomo do mundo, com uma área de 44 km2. O projeto utiliza ainda aproximadamente 560 mil toneladas de sal fundido e 70 mil helióstatos, cada um medindo cerca de 25 metros quadrados.

Para se ter uma ideia da dimensão do projeto, o trabalho de terraplenagem para o nivelamento do local no deserto totalizou cerca de 40 milhões de metros cúbicos de areia. A torre do projeto térmico solar, com 262 metros, é considerada a mais alta do mundo do seu tipo. A operação da instalação vai substituir a queima de 2 milhões de toneladas de carvão por ano.



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai implantar usinas solares em refinarias de petróleo

Com potência total instalada de 48 MW, UFVs serão instaladas na Regap, Rnest e Replan.

25/04/2024


White Martins vai produzir hidrogênio verde em Jacareí

A planta de 5 MW vai ter ainda gasoduto para fornecimento do produto à Cebrace.

25/04/2024


EUA disponibilizam US$ 7 bi para solar em comunidades carentes

Projeto Solar For All deve beneficiar 1 milhão de residências e faz parte da Lei de Redução da Inflação.

25/04/2024