A Safira Solar fechou contrato com a operadora de telecomunicações Oi para fornecer créditos de energia solar, por geração distribuída compartilhada, à base de clientes da empresa na área de concessão da distribuidora mineira Cemig. A energia será gerada pelas usinas solares fotovoltaicas da própria Safira, que será responsável pela gestão de todos os créditos com os consumidores.

A parceria foi consolidada após uma prova de conceito feita com mais de 100 funcionários da Oi, que assinaram o serviço de GD da Safira Solar, beneficiando-se do desconto na conta de luz por meio da geração compartilhada dos créditos de energia solar. “A versatilidade da nossa plataforma e a gestão energética completa que proporcionamos foram essenciais para concretizar a parceria”, disse Vinicius Marini Ferreira, CEO da Safira Solar.

A capacidade instalada da Safira Solar hoje envolve quase 6 MWp em energia solar fotovoltaica conectadas à rede, nos municípios mineiros de Montes Claros (na foto) e Porteirinha. Mais 2,5 MWp serão adicionados em Rio do Prado (MG) em dezembro, o que abre a perspectiva de que a empresa dobre, até o final deste ano, o número atual de 3 mil clientes residenciais e comerciais. “E a projeção de 2023 é atendermos mais de 20 mil clientes”, afirma Ferreira.

Além disso, a  Safira Solar tem mais 5 MWp a serem conectados até o fim do primeiro semestre de 2023, também em Rio do Prado. A empresa opera plataforma digital que oferece o serviço de assinatura aos consumidores de Minas Gerais por meio de aplicativo. Segundo a Safira, é possível desconto permanente entre 10% e 15%, conforme o plano escolhido, em comparação ao valor pago para a concessionária local.



Mais Notícias FOTOVOLT



CMSE abre para contribuições plano de trabalho de GT do curtailment

GT Cortes de Geração vai fazer diagnóstico, avaliar e propor medidas de planejamento, regulatórias e operacionais para mitigar efeitos do constrained-off.

17/04/2025


Senai e TotalEnergies inauguram usina solar para pesquisas em Natal

Instalação de estudos sobre eventos extremos integra ainda estação meteorológica e laboratório de ensaios normatizados.

17/04/2025


MMGD cresce 2,13 GW no primeiro trimestre

Com imensa maioria de micro e miniusinas solares, mais 300 mil imóveis passaram a ser beneficiados com os créditos de compensação.

17/04/2025