A Atiaia Renováveis, geradora de energia eólica e solar fotovoltaica, fechou contrato com a Vivix Vidros Planos para a construção da usina solar fotovoltaica Maravilhas I, de 27,5 MW de potência instalada e que será implementada no município de Goiana, em Pernambuco. Ambas as empresas são do mesmo grupo controlador pernambucano Cornélio Brennand.

A Vivix entrará no negócio como sócia autoprodutora de energia elétrica, o que é benéfico por livrar a indústria de vidros dos encargos inerentes a consumidores de energia.  A Atiaia será a responsável pela instalação e operação da usina, que atenderá a 100% do consumo de energia elétrica da fábrica da Vivix, também localizada em Goiana.

A UFV Maravilhas I entrará em operação em janeiro de 2024, em um terreno com área útil de 85 hectares, pertencente à Atiaia Renováveis e situado a 1,6 Km da fábrica da Vivix (foto), considerada uma das três melhores regiões de irradiação solar de Pernambuco. O parque solar será customizado para suprir as necessidades de energia elétrica também de uma segunda fábrica da Vivix, anunciada recentemente ao mercado e com previsão de ser inaugurada no segundo semestre de 2025.

Com investimento na ordem de R$ 200 milhões, a usina faz parte do Complexo Maravilhas, que reúne 227,3 MW de capacidade instalada total e em desenvolvimento para atender aos clientes da Atiaia Renováveis no mercado livre de energia. Vivix produz vidros planos para os mercados de construção civil, decoração e moveleiro.  Com a nova fábrica, construída no mesmo local, a Vivix ampliará sua capacidade de produção para 1.900 t/dia.



Mais Notícias FOTOVOLT



Brasil cai no ranking dos maiores mercados fotovoltaicos

Relatório da SolarPower Europe mostra que País adicionou 14,5 GWp em 2025, com queda de 23% ante o acréscimo do ano anterior

26/06/2026


211 projetos solares pedem rescisão do CUST e revogação de outorga

Solicitações de usinas FV somam 9,3 GW. Projetos eólicos (0,3 GW) e de geração térmica (1,9 GW) também pediram anistia

26/06/2026


EPE e ONS publicam requisitos para LRCAP Armazenamento

Publicação está relacionada à Portaria Normativa MME nº 136/2026, que estabeleceu as diretrizes dos leilões

26/06/2026