A Atiaia Renováveis, geradora de energia eólica e solar fotovoltaica, fechou contrato com a Vivix Vidros Planos para a construção da usina solar fotovoltaica Maravilhas I, de 27,5 MW de potência instalada e que será implementada no município de Goiana, em Pernambuco. Ambas as empresas são do mesmo grupo controlador pernambucano Cornélio Brennand.

A Vivix entrará no negócio como sócia autoprodutora de energia elétrica, o que é benéfico por livrar a indústria de vidros dos encargos inerentes a consumidores de energia.  A Atiaia será a responsável pela instalação e operação da usina, que atenderá a 100% do consumo de energia elétrica da fábrica da Vivix, também localizada em Goiana.

A UFV Maravilhas I entrará em operação em janeiro de 2024, em um terreno com área útil de 85 hectares, pertencente à Atiaia Renováveis e situado a 1,6 Km da fábrica da Vivix (foto), considerada uma das três melhores regiões de irradiação solar de Pernambuco. O parque solar será customizado para suprir as necessidades de energia elétrica também de uma segunda fábrica da Vivix, anunciada recentemente ao mercado e com previsão de ser inaugurada no segundo semestre de 2025.

Com investimento na ordem de R$ 200 milhões, a usina faz parte do Complexo Maravilhas, que reúne 227,3 MW de capacidade instalada total e em desenvolvimento para atender aos clientes da Atiaia Renováveis no mercado livre de energia. Vivix produz vidros planos para os mercados de construção civil, decoração e moveleiro.  Com a nova fábrica, construída no mesmo local, a Vivix ampliará sua capacidade de produção para 1.900 t/dia.



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai implantar usinas solares em refinarias de petróleo

Com potência total instalada de 48 MW, UFVs serão instaladas na Regap, Rnest e Replan.

25/04/2024


White Martins vai produzir hidrogênio verde em Jacareí

A planta de 5 MW vai ter ainda gasoduto para fornecimento do produto à Cebrace.

25/04/2024


EUA disponibilizam US$ 7 bi para solar em comunidades carentes

Projeto Solar For All deve beneficiar 1 milhão de residências e faz parte da Lei de Redução da Inflação.

25/04/2024