A Amazon anunciou no final de maio cinco novos projetos de energia solar fotovoltaica na China, Austrália e EUA, como mais uma etapa para o cumprir o compromisso de obter 80% de sua energia de fontes renováveis até 2024 e 100% até 2030 (potencialmente em 2025), além de atingir zero carbono líquido até 2040.

Os projetos anunciados são uma planta de 100 MW em Shandong, a primeira de energia renovável da Amazon na China, que deverá gerar 128 mil MWh por ano; uma usina em 105 MW em Nova Gales do Sul, o segundo de energia renovável da empresa na Austrália, com produção estimada em 250 mil MWh por ano; e três novos projetos nos EUA: dois em Ohio, um de 200 MW e outro  de 80 MW, e uma nova planta de 130 MW na Virgínia (a décima-segunda renovável da empresa naquele estado), os quais deverão gerar anualmente cerca de 800 mil MWh.

Quando concluídos, os cinco projetos, totalizando 615 MW de capacidade instalada, fornecerão aproximadamente 1,2 milhão de MWh/ano de energia renovável adicional para a rede de entregas da Amazon e para os data centers da Amazon Web Services, que atendem milhões de clientes em todo o mundo.

A empresa já anunciou ao todo 31 projetos de energia renovável (eólica e solar) de geração centralizada (utility scale) e 60 projetos de “telhados solares” em centros de despacho e centros de classificação em todo o mundo. Juntos, esses projetos, totalizando mais de 2900 MW de capacidade, fornecerão mais de 7,6 milhões de MWh de energia renovável anualmente.

Em setembro do ano passado, a Amazon fundou com a Global Optimism a The Climate Pledge, uma iniciativa aberta cujas empresas signatárias se comprometem a cumprir as metas do Acordo de Paris dez anos antes do prazo oficial, além de alcançar zero carbono líquido até 2040. Segundo a vice-presidente de sustentabilidade da Amazon, Kara Hurst, os cinco novos projetos de energia renovável são uma “parte crítica do nosso roteiro para alcançar esse objetivo; de fato, acreditamos que é possível alcançar 100% de energia renovável até 2025, cinco anos antes do que anunciamos no ano passado”.

O site de sustentabilidade da Amazon (https://sustainability.aboutamazon.com) contém informações e métricas de sustentabilidade da empresa para cumprir com o The Climate Pledge. Além de energia 100% renovável, a estratégia inclui programas como Shipment Zero, para tornar todas as remessas “zero carbono líquido”, bem como de embalagens sustentáveis e de redução de desperdício em embalagens e investimentos na economia circular.



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024