Uma empresa brasileira, a PV Operation, especializada em operação remota de usinas solares, desenvolveu um aplicativo de controle e monitoramento para micro e miniusinas solares fotovoltaicas em telhados e pequenos terrenos, com capacidade de precaver falhas no sistema. Desenvolvido a partir de métricas e indicadores comuns dos usuários, o app lê as informações do inversor ligado à rede elétrica, por meio de sistema de inteligência artificial e de telemetria instalado na usina.

Essa leitura do aplicativo fornece dados importantes para o usuário, como a produção real de energia do sistema fotovoltaico, o nível de desempenho dos módulos, a economia na conta de luz do consumidor, o tempo de retorno do investimento, a quantidade de CO2 evitada e o equivalente em árvores plantadas. O aplicativo conta com um sistema preditivo de acidentes, com dispositivo de alerta e desligamento em casos de possíveis falhas e de mau funcionamento, ocasionados por superaquecimento, desconexão de cabo ou por sujeira acumulada nos módulos solares.

Todas as medições do aplicativo são monitoradas em paralelo por uma central de controle operada pela PV Operation. “O sistema de monitoramento é um forte aliado do consumidor, à medida em que controla os diversos fatores que influenciam no desempenho de uma miniusina fotovoltaica instalada no telhado”, comenta o CEO da empresa, Siqueira Neto. Segundo ele, a central mede a eficiência e o padrão de consumo de cada sistema, para garantir segurança operacional e para evitar inconsistências entre a energia gerada e a injetada na rede. A empresa tem atualmente cerca de 10 mil sistemas solares monitorados, equivalentes a 1 GW em usinas instaladas.



Mais Notícias FOTOVOLT



Governo altera regras de acesso à rede de transmissão

Nova PNAST cria Temporadas de Acesso e extingue análise por fila na Rede Básica.

12/12/2025


Aneel abre consulta para regras de recarga de veículos elétricos

Contribuições vão orientar novos critérios de conexão de carregadores à rede

12/12/2025


Motiva fecha contrato de GD solar com a Prime Energy

Acordo cobre 120 unidades e prevê 2,1 GWh anuais em energia renovável

11/12/2025