A empresa britânica SolarBotanic Trees criou uma “árvore” solar fotovoltaica capaz de atender as necessidades de eletricidade de uma residência média e que pode ainda ser utilizada em locais comerciais, como estacionamentos em aeroportos, shopping centers e centros de exposições. O projeto, que no momento está em rodada de financiamento, é uma colaboração da empresa com as universidades inglesas Brunel e Sheeffield e os centros de pesquisas MTC - Manufacturing Technology Centre e o AMRC - Advanced Manufacturing Research Centre.

A “árvore solar”, resultado de cinco anos de pesquisa e desenvolvimento, utiliza nanotecnologia 3D em forma de filme fotovoltaico para aproveitar a energia solar para carregamento e armazenamento de energia. Essa tecnologia foi desenvolvida em colaboração com a Co-Innovate ― um programa de apoio empresarial de pequenas e médias empresas em Londres, na Inglaterra, usando recursos acadêmicos e de inovação nos centros de pesquisa envolvidos.

O sistema desenvolvido deve gerar uma família de produtos, voltada principalmente para o mercado de carregamento de veículos elétricos para casas, empresas e estacionamentos comerciais, onde a energia solar pode ser capturada e armazenada para pontos de carregamento.

O projeto também integra um sistema de armazenamento e gerenciamento de energia, orientado por inteligência artificial, no qual as árvores podem ser ligadas e fazer parte de uma rede local, ou alimentar-se na rede principal. A previsão é a de que a primeira árvore solar se torne viável comercialmente no início de 2023.



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai implantar usinas solares em refinarias de petróleo

Com potência total instalada de 48 MW, UFVs serão instaladas na Regap, Rnest e Replan.

25/04/2024


White Martins vai produzir hidrogênio verde em Jacareí

A planta de 5 MW vai ter ainda gasoduto para fornecimento do produto à Cebrace.

25/04/2024


EUA disponibilizam US$ 7 bi para solar em comunidades carentes

Projeto Solar For All deve beneficiar 1 milhão de residências e faz parte da Lei de Redução da Inflação.

25/04/2024