O governo de Pernambuco vai lançar chamamento público para empresas interessadas no arrendamento de área no Complexo Industrial Portuário de Suape destinada à instalação de uma planta industrial produtora de hidrogênio verde (H2V). O prazo de recebimento das propostas terminará no dia 27 de setembro. O chamamento ainda será publicado no Diário Oficial do Estado.

O investimento total no complexo é de aproximadamente US$ 3,5 bilhões, com 1 GW de capacidade de eletrólise e área total de 72,5963 hectares. O arrendamento será por 25 anos, sendo possível prorrogação por igual período. A área se situa fora da poligonal do Porto Organizado, sendo administrada diretamente pela estatal portuária.

Na futura fábrica, o H2V será produzido com eletrólise de água do mar dessalinizada, o que demandará estação própria para o processo. O chamamento público também contempla duas unidades industriais produtoras de hidrogênio azul, obtido a partir da reforma de vapor metano, para posterior produção de amônia em outras duas unidades a serem implantadas também em Suape.

Recentemente, o complexo de Suape lançou o TechHub, iniciativa que visa a produção, transporte, armazenamento e gestão de H2V na zona industrial portuária. Em parceria com a CTG Brasil, o Departamento Nacional do Senai, Senai Pernambuco e o governo do estado, o projeto tem o objetivo de tornar Suape um espaço de pesquisa, desenvolvimento e inovação com foco no hidrogênio verde. Já há uma área destinada para implantação do empreendimento de pesquisas na área portuária e os investimentos previstos são da ordem de R$ 45 milhões.



Mais Notícias FOTOVOLT



CMSE abre para contribuições plano de trabalho de GT do curtailment

GT Cortes de Geração vai fazer diagnóstico, avaliar e propor medidas de planejamento, regulatórias e operacionais para mitigar efeitos do constrained-off.

17/04/2025


Senai e TotalEnergies inauguram usina solar para pesquisas em Natal

Instalação de estudos sobre eventos extremos integra ainda estação meteorológica e laboratório de ensaios normatizados.

17/04/2025


MMGD cresce 2,13 GW no primeiro trimestre

Com imensa maioria de micro e miniusinas solares, mais 300 mil imóveis passaram a ser beneficiados com os créditos de compensação.

17/04/2025