A fabricante norte-americana de rastreadores solares Nextracker inaugura no dia 22 de agosto, em Sorocaba (SP), um centro de pesquisa e desenvolvimento fotovoltaico em parceria com o FIT - Flex Instituto de Tecnologia. Batizado de Centro de Excelência Solar do Brasil (ou CFSE, da sigla em inglês para Center for Solar Excellence), o local terá como objeto de estudo a tecnologia de rastreamento solar.

Segundo comunicado da Nextracker, o CFSE vai estudar o ciclo de vida completo dos sistemas, incluindo desde o desenvolvimento dos projetos mecânicos e elétricos das estruturas até a construção, operação e manutenção dos rastreadores. Estão previstas ainda pesquisas e testes sobre dinâmica do vento, mecânica do solo e melhoria de desempenho do rastreador por meio de software e sistemas de backup de bateria.

Para servir como modelo de pesquisa, o laboratório tem miniusina solar fotovoltaica de 770 kW de potência instalada, que ocupa 30 mil metros quadrados em área adjacente e que servirá como laboratório ao ar livre para a prototipagem e teste de novos produtos. A concepção do hub brasileiro de P&D se baseia em outro similar localizado na sede da Nextracker em Fremont, na Califórnia, Estados Unidos.

Segundo comunicado da Nextracker, o rápido crescimento da demanda por novos projetos fotovoltaicos no Brasil levou a empresa a escolher o País para seu maior investimento em P&D e treinamento fora da América do Norte, na casa dos “vários milhões de dólares”, de acordo com o texto.

De acordo com pesquisa da consultoria Wood Mackenzie, a Nextracker alcançou a primeira posição no mercado de rastreadores solares no Brasil com participação de mercado de 38%. Nos últimos nove meses, a empresa conquistou seis projetos no País com capacidade acumulada de 2,6 GW, elevando o total comercializado para 5,5 GW – seja em operação ou em construção.

Ainda segundo a consultoria, o mercado de rastreadores solares do Brasil cresce quatro vezes mais rápido do que a média mundial, com instalações de rastreadores solares de eixo único crescendo 105% (ou 5,7 GW) em 2021. O mesmo vale para a Nextracker, segundo o CEO e fundador da empresa, Dan Shugar. “O Brasil é o mercado da Nextracker que mais cresce no mundo”, afirmou.



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai implantar usinas solares em refinarias de petróleo

Com potência total instalada de 48 MW, UFVs serão instaladas na Regap, Rnest e Replan.

25/04/2024


White Martins vai produzir hidrogênio verde em Jacareí

A planta de 5 MW vai ter ainda gasoduto para fornecimento do produto à Cebrace.

25/04/2024


EUA disponibilizam US$ 7 bi para solar em comunidades carentes

Projeto Solar For All deve beneficiar 1 milhão de residências e faz parte da Lei de Redução da Inflação.

25/04/2024