De 23 a 25 de agosto próximo acontece em São Paulo, no Expo Center Norte, o Eletrotec EM-Power, congresso e feira sobre instalações elétricas, infraestrutura de energia e gestão energética, que integra a plataforma The Smarter-E South America, hub de inovação na área de energia renovável. A programação do Eletrotec inclui uma conferência especial de atualização sobre a normalização brasileira na área elétrica, incluindo as fotovoltaicas, e sete minicursos sobre técnicas, boas práticas e prescrições normativas para instalações elétricas de baixa em média tensão, incluindo plantas solares FV de grande e pequeno porte (veja programação completa adiante).

No curso “Aterramento de usinas fotovoltaicas de grande porte”, em 23 de agosto, o especialista Paulo Edmundo Freire vai abordar aspectos como a necessidade de modelos de solo profundos, simulações utilizando software que não considere o sistema de aterramento equipotencial, interação com a malha da subestação coletora (as duas malhas precisam ou não ser interligadas?) e os diferentes critérios de tolerabilidade para a área interna da usina e para o perímetro externo da cerca.

O engenheiro Paulo Edmundo da Fonseca Freire é diretor da Paiol Engenharia, mestre em sistemas de potência pela PUC-RJ, doutor em geociências pela Unicamp e membro do Cigré e do IEEE. Tem mais de 40 anos de experiência em estudos e projetos de sistemas de aterramento e proteção contra descargas atmosféricas para redes de energia e instalações comerciais, industriais e de transportes, incluindo usinas eólicas e fotovoltaicas. Na comissão da norma NBR  16690 encarrega-se da revisão da seção sobre “Aterramento e Equipotencialização”.

Realizado pela Aranda Eventos, O Eletrotec EM-Power é sucessor do ENIE – Encontro Nacional de Instalações Elétricas. O congresso terá uma conferência de um dia inteiro (dia 23) em que os coordenadores de importantes comissões do Cobei/ABNT farão exposições sobre o andamento dos trabalhos de elaboração ou revisão das normas, discutindo novos tópicos e tendências que devem ser incorporadas às futuras edições de normas como a ABNT NBR 5410, NBR 5419 e as dedicadas a instalações de energia solar fotovoltaica NBR 16690, NBR 16274/1, NBR 16149 e NBR 16150.

Além do Eletrotec EM-Power, o The Smarter-E South America ainda conta com o principal evento de energia solar do continente latino-americano, a Intersolar South America, e a ees South America, dedicada a baterias e sistemas de armazenamento de energia.

A programação dos minicursos do Eletrotec EM-Power é a seguinte:

23/08, 15h30 – Aterramento de grandes usinas fotovoltaicas, com Paulo Edmundo F. Freire (Paiol Engenharia)

24/08, 9h30 – Aterramento em instalações de BT e MT e em usinas fotovoltaicas, com João Gilberto Cunha (Mi Omega)

24/08, 12h30 – Proteção contra descargas atmosféricas em sistemas fotovoltaicos, com Sergio Roberto Santos (MPS Energia)

24/08, 15h30 – Instalação de carregadores para veículos elétricos, com Rafael Gosuen Cunha (movE)

25/08, 9h30 – Segurança nos serviços com eletricidade - A importância da norma técnica ABNT NBR 16384, com Edson Martinho (Abracopel)

25/08, 12h30 – Usina de energia solar de minigeração – Do desenvolvimento à entrega para operação, com Vinicius Ayrão (consultor de FV)

25/08, 15h30 – Patologias das instalações elétricas, com Paulo E. Q. M. Barreto (Barreto Engenharia)

Informações e inscrições na aba “Minicursos Eletrotec” em:

https://www.euvou.net.br/THESMARTERESOUTHAMERICA2022/Home?utm_campaign=s1266_-_fotovolt_on_grid&utm.



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024