A operadora de telecomunicações Vivo inaugurou duas usinas solares fotovoltaicas de geração distribuída, implementadas e operadas pelo grupo Gera, nos municípios de Itabaiana e Lagarto, ambos em Sergipe.  As duas juntas vão gerar 860 MWh por ano e os créditos gerados serão abatidos em 280 unidades consumidoras da empresa na região.

As duas novas instalações integram programa da Vivo de implantar 85 usinas de GD, das fontes solar, hídrica e de biogás, em todo o Brasil. Atualmente já há 33 em operação. No caso específico do Nordeste, estão previstas 13 usinas, sete delas já em funcionamento, considerando os dois novos lançamentos.

 A usina de Itabaiana está instalada na Rodovia 235, em Sítio Vermelho,  e a de Lagarto, na Rodovia SE-216, próxima ao povoado de Boeiro. Considerando as etapas de construção e de operação, foram gerados 141 empregos. A energia produzida nas usinas é injetada na rede da concessionária local, a Energisa SE.

Todo o consumo da Vivo provém de fontes renováveis, por meio não só da geração distribuída, mas de contratos no mercado livre e pela aquisição de certificados rastreáveis de produção de energia renovável, os I-RECs. As usinas de GD, quando concluído o programa de 85 empreendimentos, serão 61% delas de fonte solar, 30% de fonte hídrica (PCHs) e 9% de biogás. Em sua totalidade, as usinas vão gerar mais de 711 mil MWh/ano, energia suficiente para abastecer uma cidade com até 320 mil habitantes.



Mais Notícias FOTOVOLT



CMSE abre para contribuições plano de trabalho de GT do curtailment

GT Cortes de Geração vai fazer diagnóstico, avaliar e propor medidas de planejamento, regulatórias e operacionais para mitigar efeitos do constrained-off.

17/04/2025


Senai e TotalEnergies inauguram usina solar para pesquisas em Natal

Instalação de estudos sobre eventos extremos integra ainda estação meteorológica e laboratório de ensaios normatizados.

17/04/2025


MMGD cresce 2,13 GW no primeiro trimestre

Com imensa maioria de micro e miniusinas solares, mais 300 mil imóveis passaram a ser beneficiados com os créditos de compensação.

17/04/2025