O INEL - Instituto Nacional de Energia Limpa inaugurou uma secretaria apenas para difundir a tecnologia do hidrogênio verde no País. Batizada de SHV - Secretaria de Hidrogênio Verde, a iniciativa, segundo a entidade, visa fomentar  o crescimento do combustível renovável produzido a partir de eletricidade de matrizes limpas como hidrelétrica, eólica, solar ou provenientes de biomassa e biogás.

A SHV ficará sob o comando de Luiz Piauhylino Filho, empresário do setor de renováveis com atuação no Brasil e em Portugal, presidente e fundador da integradora solar Sunlution e da recém-criada H2 Verde, especializada em hidrogênio verde. Como secretário-adjunto da SHV, o Inel nomeou Frederico Freitas.

“É com imenso prazer que assumo este compromisso. Vamos trabalhar em prol de uma economia de baixo carbono e desenvolver e fomentar a produção de H2 verde no País”, afirmou Piauhylino Filho. O executivo assume o cargo com a meta de garantir energia limpa e de baixo custo na produção de H2V, coordenando ações com os principais atores do mercado, entre associados do INEL, autoridades nacionais e internacionais, associações e empresários.

Além da iniciativa, o INEL recentemente criou grupo de trabalho junto à Aneel para buscar soluções técnicas para a conexão de geração distribuída, considerado um dos maiores gargalos do segmento. Os resultados de meses de trabalho foram entregues em maio para a agência.



Mais Notícias FOTOVOLT



CMSE abre para contribuições plano de trabalho de GT do curtailment

GT Cortes de Geração vai fazer diagnóstico, avaliar e propor medidas de planejamento, regulatórias e operacionais para mitigar efeitos do constrained-off.

17/04/2025


Senai e TotalEnergies inauguram usina solar para pesquisas em Natal

Instalação de estudos sobre eventos extremos integra ainda estação meteorológica e laboratório de ensaios normatizados.

17/04/2025


MMGD cresce 2,13 GW no primeiro trimestre

Com imensa maioria de micro e miniusinas solares, mais 300 mil imóveis passaram a ser beneficiados com os créditos de compensação.

17/04/2025