Em fase de contratação dos componentes e de preparação do terreno no município de Assú, no Rio Grande do Norte, a usina solar fotovoltaica Mendubim, de 531 MW de capacidade instalada, teve seu primeiro e principal contrato de compra de energia (PPA, na sigla em inglês) assinado com a refinaria de alumina Alunorte, do grupo norueguês Norsk Hydro, com unidade em Barcarena (PA).
Com prazo de 20 anos, o PPA com a Alunorte é atrelado ao dólar americano e envolve 60% da energia a ser gerada pela UFV Mendubim, um empreendimento que reúne como sócios as também norueguesas Scatec, Equinor ASA e a Hydro Rein, esta última o braço de energia renovável da Norsk Hydro. O restante da energia será negociado no mercado livre de forma pulverizada. A despesa de capital estimada para o projeto é de US$ 430 milhões, com estruturação financeira que combina dívida e capital próprio dos empreendedores. O primeiro desembolso da dívida do project finance está previsto para o final de 2022.
Os três parceiros da usina têm uma participação econômica igualitária de 33,3% e fornecerão conjuntamente os serviços de Engenharia, Aquisição e Construção (EPC, na sigla em inglês). A operação e manutenção ficará a cargo da Scatec, assim como a gestão de ativos para a usina em conjunto com os parceiros.
Trata-se do terceiro projeto anunciado pela Hydro Rein no Brasil em 2022. Em maio, a empresa firmou parceria com a Atlas Renewable Energy para desenvolver um projeto de autoprodução de energia solar em Paracatu, Minas Gerais, a UFV Boa Sorte, de 438 MW. No mesmo mês, foi anunciado o projeto híbrido eólico e solar Feijão, de 586 MW, sendo 456 MW da primeira fonte e 130 MW da segunda. A usina híbrida, que começará com as obras do parque eólico, que deve ser concluído até o segundo semestre de 2024, fica entre os estados do Piauí e Pernambuco e é uma joint venture com o Green Investment Group da Macquarie Asset Management.
Mais Notícias FOTOVOLT
Proposta do MME tem três eixos principais que visam ampliar beneficiados com tarifa social, abrir mercado para consumidores da baixa tensão e rever rateio de encargos e subsídios.
25/04/2025
Realizado pela primeira vez no Brasil, Solar World Congress será em novembro em Fortaleza.
25/04/2025
Contrato, segundo entre as empresas, envolve energia gerada por complexo solar de Casablanca.
25/04/2025