A startup Nextron Energia, depois de conseguir captação de R$ 11,5 milhões em operação financeira de venture capital, iniciou a oferta de serviço digital para conectar consumidores com geradores de energia renovável por meio de assinaturas para geração distribuída. A empresa batiza o serviço de “uberização” de energia verde, já que as assinaturas são feitas por intermédio de aplicativo ou pelo site da empresa de forma simplificada.

"A Nextron chega para ‘uberizar’ a energia, conectando de forma dinâmica o consumidor de energia residencial e comercial a um projeto de energia renovável da sua região através de uma assinatura que pode reduzir a conta de luz em até 20% sem a necessidade de instalar módulos solares no telhado”, diz um dos sócios da startup, Ivo O. Pitanguy.

No lançamento do serviço, a empresa conta com o fornecimento de duas usinas solares fotovoltaicas, uma no Mato Grosso do Sul e outra no Rio de Janeiro. A expectativa é até o fim do ano ter oferta de 200 MW, o que seria suficiente para suprir a demanda de cerca de 36 mil clientes com conta de energia média de R$ 1 mil por mês.

Com o modelo de contratação de GD, a ideia da Nextron é fomentar também a construção de mais usinas solares no País. “Os investidores têm apetite para construir fazendas solares, mas não encontram uma solução eficiente que os permitam capturar a melhor rentabilidade, e de outro lado há os consumidores de energia que não sabem que existe uma alternativa simples para economizar na conta de luz," afirma Pitanguy.

A captação que viabilizou a operação da Nextron foi liderada pelo Valor Capital Group e teve participação da Barn Investimentos, fundo de venture capital com foco em greentechs (startups de tecnologias verdes). A captação teve participação ainda de vários outros investidores com foco em energia. O investimento será destinado à contratação de pessoas, especialmente nas áreas de tecnologia e novos negócios, em produto, marketing e em operação comercial.



Mais Notícias FOTOVOLT



Consulta pública para definir regras do leilão de baterias

Portaria do MME em análise estabelece diretrizes para contratação de potência por meio de sistemas de armazenamento de energia

14/11/2025


Estudo vê ganho com maior presença de BESS nos leilões

Pagamentos de capacidade podem cair 14% e emissões até 37% se 40% da energia vier de baterias, aponta análise da Aurora

14/11/2025


Projeto prevê solar e baterias para pôr fim ao diesel em Noronha

Iniciativa da Neoenergia prevê 30 mil módulos solares e sistemas de baterias para zerar o uso do combustível fóssil até 2027

14/11/2025