A startup Nextron Energia, depois de conseguir captação de R$ 11,5 milhões em operação financeira de venture capital, iniciou a oferta de serviço digital para conectar consumidores com geradores de energia renovável por meio de assinaturas para geração distribuída. A empresa batiza o serviço de “uberização” de energia verde, já que as assinaturas são feitas por intermédio de aplicativo ou pelo site da empresa de forma simplificada.

"A Nextron chega para ‘uberizar’ a energia, conectando de forma dinâmica o consumidor de energia residencial e comercial a um projeto de energia renovável da sua região através de uma assinatura que pode reduzir a conta de luz em até 20% sem a necessidade de instalar módulos solares no telhado”, diz um dos sócios da startup, Ivo O. Pitanguy.

No lançamento do serviço, a empresa conta com o fornecimento de duas usinas solares fotovoltaicas, uma no Mato Grosso do Sul e outra no Rio de Janeiro. A expectativa é até o fim do ano ter oferta de 200 MW, o que seria suficiente para suprir a demanda de cerca de 36 mil clientes com conta de energia média de R$ 1 mil por mês.

Com o modelo de contratação de GD, a ideia da Nextron é fomentar também a construção de mais usinas solares no País. “Os investidores têm apetite para construir fazendas solares, mas não encontram uma solução eficiente que os permitam capturar a melhor rentabilidade, e de outro lado há os consumidores de energia que não sabem que existe uma alternativa simples para economizar na conta de luz," afirma Pitanguy.

A captação que viabilizou a operação da Nextron foi liderada pelo Valor Capital Group e teve participação da Barn Investimentos, fundo de venture capital com foco em greentechs (startups de tecnologias verdes). A captação teve participação ainda de vários outros investidores com foco em energia. O investimento será destinado à contratação de pessoas, especialmente nas áreas de tecnologia e novos negócios, em produto, marketing e em operação comercial.



Mais Notícias FOTOVOLT



HY Solar entra no Brasil com meta de 500 MW de módulos em 2024

Fabricante chinesa quer atuar com no máximo 12 distribuidoras; primeiro contrato de 200 MW já foi fechado.

28/03/2024


Trinity vende ativos de GD solar para a Brookfield

Acordo envolve compra de 110 MWp em projetos em vários estados e desenvolvimento conjunto entre as duas empresas.

28/03/2024


Cigre-Brasil realiza workshop sobre integração de eólicas e fotovoltaicas

Evento em Recife vai discutir desafios da integração das duas renováveis à rede.

28/03/2024