A SMA, fabricante alemã de equipamentos solares fotovoltaicos, vai dobrar a capacidade de produção na sua sede em Niestetal, na Alemanha. Com o investimento, previsto para ser iniciado no fim deste ano, a unidade passará dos atuais 21 GW de capacidade para quase 40 GW até 2024. Segundo a empresa, em inversores, seu carro-chefe, há 110 GW de potência agregada instalada em 190 países.

A nova fábrica, batizada de Gigawatt, ocupará 47 mil m2 de área útil e será voltada principalmente para atender o segmento de usinas solares de grande porte. A expectativa é de a nova capacidade fabril gerar mais de 200 novos empregos. O portfólio da SMA, além da linha de inversores, inclui soluções para sistemas fotovoltaicos e de armazenamento em bateria de todas as classes de potência, além de sistemas inteligentes de gerenciamento de energia e soluções de carregamento para veículos elétricos e aplicações de Power to Gas, serviços de energia digital e de operação e manutenção para usinas fotovoltaicas.

Segundo comunicado da SMA, a ampliação da fábrica levará em conta o potencial de crescimento futuro do mercado solar. O projeto também será implementado de acordo com critérios de sustentabilidade, para obter a certificação DGNB, sistema de certificação para construção sustentável. "O anúncio da nova fábrica vem após a intensa experiência na feira Intersolar Europe e do entendimento de que o fluxo de capitais para o setor de energias renováveis está se ampliando exponencialmente, com os desafios de descarbonização e a nova situação geopolítica” disse o diretor da SMA Brasil, André Gellers.



Mais Notícias FOTOVOLT



CMSE abre para contribuições plano de trabalho de GT do curtailment

GT Cortes de Geração vai fazer diagnóstico, avaliar e propor medidas de planejamento, regulatórias e operacionais para mitigar efeitos do constrained-off.

17/04/2025


Senai e TotalEnergies inauguram usina solar para pesquisas em Natal

Instalação de estudos sobre eventos extremos integra ainda estação meteorológica e laboratório de ensaios normatizados.

17/04/2025


MMGD cresce 2,13 GW no primeiro trimestre

Com imensa maioria de micro e miniusinas solares, mais 300 mil imóveis passaram a ser beneficiados com os créditos de compensação.

17/04/2025