A SMA, fabricante alemã de equipamentos solares fotovoltaicos, vai dobrar a capacidade de produção na sua sede em Niestetal, na Alemanha. Com o investimento, previsto para ser iniciado no fim deste ano, a unidade passará dos atuais 21 GW de capacidade para quase 40 GW até 2024. Segundo a empresa, em inversores, seu carro-chefe, há 110 GW de potência agregada instalada em 190 países.

A nova fábrica, batizada de Gigawatt, ocupará 47 mil m2 de área útil e será voltada principalmente para atender o segmento de usinas solares de grande porte. A expectativa é de a nova capacidade fabril gerar mais de 200 novos empregos. O portfólio da SMA, além da linha de inversores, inclui soluções para sistemas fotovoltaicos e de armazenamento em bateria de todas as classes de potência, além de sistemas inteligentes de gerenciamento de energia e soluções de carregamento para veículos elétricos e aplicações de Power to Gas, serviços de energia digital e de operação e manutenção para usinas fotovoltaicas.

Segundo comunicado da SMA, a ampliação da fábrica levará em conta o potencial de crescimento futuro do mercado solar. O projeto também será implementado de acordo com critérios de sustentabilidade, para obter a certificação DGNB, sistema de certificação para construção sustentável. "O anúncio da nova fábrica vem após a intensa experiência na feira Intersolar Europe e do entendimento de que o fluxo de capitais para o setor de energias renováveis está se ampliando exponencialmente, com os desafios de descarbonização e a nova situação geopolítica” disse o diretor da SMA Brasil, André Gellers.



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai implantar usinas solares em refinarias de petróleo

Com potência total instalada de 48 MW, UFVs serão instaladas na Regap, Rnest e Replan.

25/04/2024


White Martins vai produzir hidrogênio verde em Jacareí

A planta de 5 MW vai ter ainda gasoduto para fornecimento do produto à Cebrace.

25/04/2024


EUA disponibilizam US$ 7 bi para solar em comunidades carentes

Projeto Solar For All deve beneficiar 1 milhão de residências e faz parte da Lei de Redução da Inflação.

25/04/2024