A WDC Networks, empresa de tecnologia que atua nos setores de telecomunicações e energia solar, fechou contrato para construir, sob seu investimento, duas usinas solares fotovoltaicas para a empresa VSG Energia, startup da área de renováveis. O acordo envolve a modalidade de locação das usinas por um período acordado anteriormente entre as empresas.

As usinas serão instaladas no estado do Rio de Janeiro e terão cada uma 6,5 MWp de potência instalada, com entrada em operação prevista para o fim deste ano. A energia gerada vai gerar créditos de compensação, por geração distribuída, para clientes da área de telecomunicações da VSG.

Para a WDC Networks, trata-se do maior projeto de solar realizado no modelo de negócio que a empresa denomina de Technology as a Service (TaaS), por meio do qual entrega tecnologia de hardware e software em forma de opex (custo operacional). A empresa já conta vários fornecimentos nesse modelo para o mercado de telecomunicações, por exemplo em instalações de internet banda larga, segurança eletrônica, redes WI-FI e infraestrutura de redes de dados.

“Estamos muito empolgados com essa parceria, consolidando nosso modelo TaaS para geração de energia solar, para poder oferecer energia limpa com uma solução completa e personalizada para a VSG”, disse o diretor da unidade de negócio de solar da WDC Networks, André Souza. O contrato de locação com a VSG contempla um período de 84 meses, contados a partir da data de entrega dos locais para implantação do projeto.



Mais Notícias FOTOVOLT



CMSE abre para contribuições plano de trabalho de GT do curtailment

GT Cortes de Geração vai fazer diagnóstico, avaliar e propor medidas de planejamento, regulatórias e operacionais para mitigar efeitos do constrained-off.

17/04/2025


Senai e TotalEnergies inauguram usina solar para pesquisas em Natal

Instalação de estudos sobre eventos extremos integra ainda estação meteorológica e laboratório de ensaios normatizados.

17/04/2025


MMGD cresce 2,13 GW no primeiro trimestre

Com imensa maioria de micro e miniusinas solares, mais 300 mil imóveis passaram a ser beneficiados com os créditos de compensação.

17/04/2025