A Huawei Digital Power, a HDT Energy e a Faro Energy assinaram dois memorandos de entendimento (MOU) para a comercialização de soluções inteligentes de geração solar fotovoltaica distribuída no mercado brasileiro. Formalizados durante a feira Intersolar Europe, em Munique, na Alemanha, no dia 13 de maio, os memorandos preveem uma oferta de 1 GW em equipamentos solares.

O acordo inclui todo o portfólio da Huawei, sendo destinados 500 MW a projetos de usinas de fazendas solares e 500 MW para os mercados residencial, comercial e industrial. As soluções inteligentes envolvem inversores com proteção inteligente de arcos AFCI (sigla em inglês para  Detector e Interruptor de Arco Elétrico), que permitem o desligamento automático da usina em 0,5 segundo em caso de ocorrência de arcos. A inteligência artificial também está embarcada nos otimizadores de potência e nos sistemas de armazenamento de energia tipo string, o que melhora o rendimento energético em 30% e o poder de armazenamento em até 15%.

Como responsável pela comercialização de produtos Huawei para energia renovável no Brasil, com os acordos, a HDT Energy se compromete com o desenvolvimento de projetos com soluções de Smart PV do grupo chinês até o final de 2022. Já a Faro Energy, especializada em desenvolvimento e gestão de ativos solares FV, se envolve na parceria com o uso das soluções da empresa em seus projetos. Com atuação em 14 estados e no Distrito Federal, a Faro tem 100 MWp de projetos sob gestão e  mais 100 MWp em desenvolvimento.

Em Munique, as três empresas também assinaram MOU para ajustar um compromisso de fornecimento de até 100 MW até 2023, focado em inversores tipo string e no software de análise de diagnóstico inteligente de Curva I-V, que permitem monitoramento remoto de cada módulo fotovoltaico com uso de tecnologia de nuvem.



Mais Notícias FOTOVOLT



GreenYellow e Enerzee miram telhados solares em comércio e indústria

Ideia é encontrar novos modelos de geração descentralizada, com meta de 30 MWp até o fim do ano.

02/05/2024


Preço médio da energia solar cai 5% no primeiro trimestre

Acompanhamento da Solfácil aponta valor médio como o menor já registrado, de R$ 2,76/Wp.

02/05/2024