A Huawei Digital Power, a HDT Energy e a Faro Energy assinaram dois memorandos de entendimento (MOU) para a comercialização de soluções inteligentes de geração solar fotovoltaica distribuída no mercado brasileiro. Formalizados durante a feira Intersolar Europe, em Munique, na Alemanha, no dia 13 de maio, os memorandos preveem uma oferta de 1 GW em equipamentos solares.

O acordo inclui todo o portfólio da Huawei, sendo destinados 500 MW a projetos de usinas de fazendas solares e 500 MW para os mercados residencial, comercial e industrial. As soluções inteligentes envolvem inversores com proteção inteligente de arcos AFCI (sigla em inglês para  Detector e Interruptor de Arco Elétrico), que permitem o desligamento automático da usina em 0,5 segundo em caso de ocorrência de arcos. A inteligência artificial também está embarcada nos otimizadores de potência e nos sistemas de armazenamento de energia tipo string, o que melhora o rendimento energético em 30% e o poder de armazenamento em até 15%.

Como responsável pela comercialização de produtos Huawei para energia renovável no Brasil, com os acordos, a HDT Energy se compromete com o desenvolvimento de projetos com soluções de Smart PV do grupo chinês até o final de 2022. Já a Faro Energy, especializada em desenvolvimento e gestão de ativos solares FV, se envolve na parceria com o uso das soluções da empresa em seus projetos. Com atuação em 14 estados e no Distrito Federal, a Faro tem 100 MWp de projetos sob gestão e  mais 100 MWp em desenvolvimento.

Em Munique, as três empresas também assinaram MOU para ajustar um compromisso de fornecimento de até 100 MW até 2023, focado em inversores tipo string e no software de análise de diagnóstico inteligente de Curva I-V, que permitem monitoramento remoto de cada módulo fotovoltaico com uso de tecnologia de nuvem.



Mais Notícias FOTOVOLT



CMSE abre para contribuições plano de trabalho de GT do curtailment

GT Cortes de Geração vai fazer diagnóstico, avaliar e propor medidas de planejamento, regulatórias e operacionais para mitigar efeitos do constrained-off.

17/04/2025


Senai e TotalEnergies inauguram usina solar para pesquisas em Natal

Instalação de estudos sobre eventos extremos integra ainda estação meteorológica e laboratório de ensaios normatizados.

17/04/2025


MMGD cresce 2,13 GW no primeiro trimestre

Com imensa maioria de micro e miniusinas solares, mais 300 mil imóveis passaram a ser beneficiados com os créditos de compensação.

17/04/2025