A rede de farmácias Extrafarma contratou, via geração distribuída, 5,6 GWh anuais com a GreenYellow, que para isso dedicará usina solar fotovoltaica construída no município de Cedro, no Ceará. A rede tem 400 lojas no Brasil e 89 delas serão atendidas pelo contrato, todas na área de concessão da Enel Distribuição Ceará, em cuja rede será injetada a energia. A geração atenderá a 98% das farmácias da rede no estado.

Com capacidade instalada de 2,6 MWp, a usina com 2520 módulos solares fotovoltaicos é fruto de investimento da GreenYellow, que fez contrato de aluguel, operação e manutenção por um período de dez anos com a Extrafarma. Além dos ganhos no custo da energia, o consumo da energia solar pela rede evitará a emissão de 650 toneladas de CO2 no ambiente por ano.

A empresa de varejo farmacêutico já trabalha com geração distribuída desde 2020, quando contratou no primeiro trimestre daquele ano a energia de usinas a biogás para atender 85 lojas da rede no Maranhão e Pernambuco. Em 2021, duas usinas solares FV beneficiaram mais 200 lojas dos estados de Ceará e do Pará.

“Esta é a quarta usina conectada e que faz parte dos contratos de fornecimento de energia assinados pela Extrafarma, os quais atendem os estados do Ceará, Pará, Maranhão e Pernambuco. Essas ações estão totalmente alinhadas com os nossos valores baseados no conceito ESG (Environment, Social, Governance)”, afirmou o gerente executivo de engenharia e expansão da Extrafarma, Rodrigo Reis.



Mais Notícias FOTOVOLT



CMSE abre para contribuições plano de trabalho de GT do curtailment

GT Cortes de Geração vai fazer diagnóstico, avaliar e propor medidas de planejamento, regulatórias e operacionais para mitigar efeitos do constrained-off.

17/04/2025


Senai e TotalEnergies inauguram usina solar para pesquisas em Natal

Instalação de estudos sobre eventos extremos integra ainda estação meteorológica e laboratório de ensaios normatizados.

17/04/2025


MMGD cresce 2,13 GW no primeiro trimestre

Com imensa maioria de micro e miniusinas solares, mais 300 mil imóveis passaram a ser beneficiados com os créditos de compensação.

17/04/2025