A canadense Blockstream, especializada em bitcoin e infraestrutura de blockchain, em parceria com a empresa financeira Block, iniciaram a construção de uma nova instalação piloto de mineração de moedas digitais movida a energia solar. O projeto contempla uma usina solar FV de 3,8 MW e um sistema de armazenamento de energia de 12 MWh ambos da norte-americana Tesla.
A unidade alimentará a instalação de mineração de bitcoins de código aberto em unidade da Blockstream nos Estados Unidos, que fornecerá a infraestrutura de mineração e a expertise para construir e supervisionar o projeto. As obras devem ser concluídas ainda neste ano.
Está contemplado no projeto um sistema de monitoramento do consumo, para fornecer relatórios regulares sobre a economia do projeto. Isso será demonstrado por painel de controle acessível ao público, que mostrará as métricas em tempo real do desempenho do projeto, incluindo saída de energia e o bitcoin minerado. Uma versão posterior do painel também incluirá dados específicos de desempenho solar e do armazenamento.
Para os mentores do projeto, o objetivo é mostrar que a mineração de bitcoin pode financiar a infraestrutura de energia limpa, em uma prova de conceito de 100% de mineração a partir da geração solar com armazenamento. A ideia é permitir que o projeto sirva como estudo de caso do setor para projetos futuros.
“Ao colaborar neste projeto de mineração de bitcoin de pilha completa, 100% movido a energia solar com a Blockstream, usando tecnologia solar e de armazenamento da Tesla, nosso objetivo é acelerar ainda mais a sinergia do bitcoin com as renováveis", disse Neil Jorgensen, líder global de ESG da Block.
Mais Notícias FOTOVOLT
Com capacidade de 200 MW e investimento de R$ 700 milhões, usina solar complementa eólica de 553,5 MW
26/03/2026
Setor elétrico e órgãos ambientais vão discutir critérios, desafios e caminhos para a regulamentação do licenciamento dessas usinas
26/03/2026
Projeto da CGN Brasil com o Piauí Instituto de tecnologia vai estudar implantação de usina CSP piloto de 100 MW
26/03/2026