A Vivo inaugurou em Boa Vista sua primeira usina de geração distribuída de energia de fonte solar no estado de Roraima. É a segunda usina a serviço da Vivo na região Norte e a 24ª em operação no Brasil. Construída em parceria com a empresa Voltxs Energia, a usina de Boa Vista ocupa área 2,5 hectares e tem capacidade para produzir 2,28 GWh/ano de energia, o suficiente para atender todo o consumo em baixa tensão das 51 unidades consumidoras da Vivo em Roraima, como lojas, antenas e equipamentos de transmissão.

Na etapa de construção, a usina de Boa Vista gerou 45 empregos e, na fase de operação, no final de abril, serão 10 empregos. A usina é a terceira maior do estado de Roraima na modalidade de autoconsumo remoto, segundo o Sistema de Registro de Geração Distribuída (SISGD) disponível no site da Aneel. A energia produzida é injetada na rede da Roraima Energia e se transforma em créditos de consumo para a Vivo.

A iniciativa em Roraima integra a estratégia da empresa de ampliar a produção própria de energia de fontes renováveis. São 85 usinas no programa de geração distribuída da Vivo previstas para todo o Brasil. O projeto responderá por 89% do consumo em baixa tensão da empresa, atendendo mais de 30 mil instalações em todo o País com cerca de 711 mil MWh/ano.

A Vivo já mantém consumo de energia 100% renovável desde novembro de 2018, por meio de compra de empresas de fontes renováveis no mercado livre, de geração distribuída e de aquisição de certificados de energia, os I-RECs (International Renewable Energy Certificates) de fonte eólica. A empresa também atua em iniciativas voltadas à eficiência energética para redução e otimização do consumo.

Com a nova usina, a Voltxs amplia seu portfólio em geração distribuída para 16,5 MWp, alcançando também o Norte do Brasil. A empresa pretende expandir o portfólio em todo o País até o final de 2022, desenvolvendo 178 MWp em projetos de usinas solares, segundo divulgou em comunicado.

 



Mais Notícias FOTOVOLT



CMSE abre para contribuições plano de trabalho de GT do curtailment

GT Cortes de Geração vai fazer diagnóstico, avaliar e propor medidas de planejamento, regulatórias e operacionais para mitigar efeitos do constrained-off.

17/04/2025


Senai e TotalEnergies inauguram usina solar para pesquisas em Natal

Instalação de estudos sobre eventos extremos integra ainda estação meteorológica e laboratório de ensaios normatizados.

17/04/2025


MMGD cresce 2,13 GW no primeiro trimestre

Com imensa maioria de micro e miniusinas solares, mais 300 mil imóveis passaram a ser beneficiados com os créditos de compensação.

17/04/2025