A Vivo inaugurou em Boa Vista sua primeira usina de geração distribuída de energia de fonte solar no estado de Roraima. É a segunda usina a serviço da Vivo na região Norte e a 24ª em operação no Brasil. Construída em parceria com a empresa Voltxs Energia, a usina de Boa Vista ocupa área 2,5 hectares e tem capacidade para produzir 2,28 GWh/ano de energia, o suficiente para atender todo o consumo em baixa tensão das 51 unidades consumidoras da Vivo em Roraima, como lojas, antenas e equipamentos de transmissão.

Na etapa de construção, a usina de Boa Vista gerou 45 empregos e, na fase de operação, no final de abril, serão 10 empregos. A usina é a terceira maior do estado de Roraima na modalidade de autoconsumo remoto, segundo o Sistema de Registro de Geração Distribuída (SISGD) disponível no site da Aneel. A energia produzida é injetada na rede da Roraima Energia e se transforma em créditos de consumo para a Vivo.

A iniciativa em Roraima integra a estratégia da empresa de ampliar a produção própria de energia de fontes renováveis. São 85 usinas no programa de geração distribuída da Vivo previstas para todo o Brasil. O projeto responderá por 89% do consumo em baixa tensão da empresa, atendendo mais de 30 mil instalações em todo o País com cerca de 711 mil MWh/ano.

A Vivo já mantém consumo de energia 100% renovável desde novembro de 2018, por meio de compra de empresas de fontes renováveis no mercado livre, de geração distribuída e de aquisição de certificados de energia, os I-RECs (International Renewable Energy Certificates) de fonte eólica. A empresa também atua em iniciativas voltadas à eficiência energética para redução e otimização do consumo.

Com a nova usina, a Voltxs amplia seu portfólio em geração distribuída para 16,5 MWp, alcançando também o Norte do Brasil. A empresa pretende expandir o portfólio em todo o País até o final de 2022, desenvolvendo 178 MWp em projetos de usinas solares, segundo divulgou em comunicado.

 



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024