A Cemig Sim, empresa da estatal mineira de energia voltada para geração distribuída, anunciou ter assinado contrato para compra de 49% das participações societárias de seis usinas solares fotovoltaicas localizadas em Lavras (MG) e que juntas somam 18,5 MWp de potência instalada. A negociação envolveu contrato de compra das ações detidas pelas empresas G2 Energia e Empreendimentos Imobiliários e pela Apolo Empreendimentos e Energia. O valor total previsto na transação é de R$ 37,2 milhões.

As seis miniusinas, em modalidade de geração distribuída compartilhada, são as sociedades de propósito específico G2 Olaria 1, G2 Olaria 2, G2 Campo Lindo 1, G2 Campo Lindo 2, Apolo 1 e Apolo 2. Todas as instalações solares estão em operação e, em conjunto, podem atender a demanda de 1800 clientes dos mercados residencial, comercial e industrial de baixa tensão. O fechamento da operação ainda está sujeito à aprovação do Cade - Conselho Administrativo de Defesa Econômica.

Além da geração distribuída, outra frente de ação em energia renovável da Cemig envolve o lançamento de edital de leilão para a compra de projetos e usinas das fontes solar e eólica com contratos de compra e venda de energia (PPA, na sigla em inglês) no mercado livre. A estatal se interessa por projetos e empreendimentos das duas fontes que tenham PPAs com início de fornecimento a partir de 2025 e prazos de 10 ou 15 anos.

Para participar, os projetos devem ter capacidade instalada total de, no mínimo, 50 MW e devem ter outorga já emitida pela Aneel, para serem elegíveis ao desconto de 50% da TUSD/TUST, ou ter protocolado o pedido de outorga até o dia 28/02/2022, data-limite para a manutenção dos descontos. A manifestação de interesse pode ser feita até o dia 14 de junho. Dúvidas e questionamentos podem ser encaminhados pelo e-mail:

 chamadapublica012022@cemig.com.br.



Mais Notícias FOTOVOLT



Fortaleza sediará congresso mundial de energia solar

Evento da ISES e da Abens reunirá especialistas em tecnologias e políticas de energias renováveis

31/10/2025


Aneel lança sandbox para levar energia a comunidades isoladas

Iniciativa visa testes regulatórios para ampliar acesso em áreas remotas da Amazônia Legal

31/10/2025


ONS lança página sobre curtailment com painel interativo

Nova seção no site reúne dados, relatórios e painel dinâmico com informações atualizadas sobre restrições de geração.

31/10/2025