A NGK, multinacional de origem japonesa especializada em sistemas de ignição, anunciou na semana passada investimento de R$ 2 milhões para instalação de uma nova usina de energia solar dentro de sua fábrica em Mogi das Cruzes (SP). Fornecida pela empresa EDP Smart, a usina de 467 kWp terá 882 módulos de 530 Wp da Jinko Solar e quatro inversores de 110 kW da Sungrow.

A EDP Smart, divisão de soluções de energia da EDP, já havia implantada na fábrica da NGK duas outras usinas: uma piloto, de 36 kWp, em novembro de 2019, e outra de 1200 kWp, com 3000 módulos de 420 Wp e nove inversores, em março do ano passado. Nessas plantas (mostradas na foto) a NGK já gera em média 150 MWh por mês, o que rende economia de 7% no consumo da fábrica. Com a ampliação, a capacidade de produção de energia da unidade será aumentada em 36%, informa a empresa.

Segundo a NGK, o projeto está alinhado com o Ecovison 2030, seu programa global que estabelece metas de resposta às mudanças climáticas, expansão de produtos ambientalmente amigáveis, conservação de recursos hídricos e gerenciamento de resíduos. “No período de um ano, a NGK deixou de emitir aproximadamente 104 toneladas de CO2, o que corresponde ao plantio de 645 árvores”, declarou Eduardo Tsukahara, diretor gerente da empresa. Além da geração própria de energia solar, a NGK reprocessa 90% de seus resíduos (12 toneladas por mês) e recicla 70% da água utilizada (295 m³ ao mês) por meio de uma estação de tratamento de efluentes da própria fábrica.



Mais Notícias FOTOVOLT



CMSE abre para contribuições plano de trabalho de GT do curtailment

GT Cortes de Geração vai fazer diagnóstico, avaliar e propor medidas de planejamento, regulatórias e operacionais para mitigar efeitos do constrained-off.

17/04/2025


Senai e TotalEnergies inauguram usina solar para pesquisas em Natal

Instalação de estudos sobre eventos extremos integra ainda estação meteorológica e laboratório de ensaios normatizados.

17/04/2025


MMGD cresce 2,13 GW no primeiro trimestre

Com imensa maioria de micro e miniusinas solares, mais 300 mil imóveis passaram a ser beneficiados com os créditos de compensação.

17/04/2025